Alimentar-se da Palavra

Márcio Mendes. Fotos: Daniel Mafra/ CançãoNova.

Márcio Mendes. Fotos: Daniel Mafra/ CançãoNova.

Quando confiamos na Palavra de Deus, ela acontece em nossas vidas.

A semente é a Palavra de Deus. Jesus, em Lucas 8,4-15, cita quais os tipos de pessoas que acolhem a Palavra no seu coração, comparando-as aos terrenos. Qual é o terreno do seu coração que acolhe essa Palavra?

Primeiro, temos a pessoa que ouve a Palavra, mas logo ela se dispersa, vem o demônio e a arranca de seu coração. Há também o coração que é cheio de pedras. Estes são aqueles que ouvem e que acolhem a Palavra com alegria e encontram alívio nela. Mas como são pessoas descomprometidas, elas não têm raízes e se deixam levar pelo vento. Elas vão aonde falam para irem por não terem raízes. Mas quando chega algum problema no seu casamento, família, trabalho, entre outros, logo elas desistem.

A semente que caiu no meio dos espinhos representa aquelas pessoas que não abrem mão de jeito nenhum os prazeres deste mundo. E sufocadas pelas coisas deste mundo, logo matam a semente da Palavra em seu coração.

O Senhor também fala da terra boa. Essas pessoas são aquelas que ouvem a Palavra de Deus, perseveram e lutam para a viver e a acolher no coração.

A primeira coisa que nós precisamos, para conservar no coração a Palavra de Deus, é a confiança. Se alguém nos conta algo que não é muito real, nós não damos crédito a ele. Ninguém dá ouvidos a quem mente.

Para conservar no coração a Palavra de Deus precisamos ter essa certeza no coração: Deus cumpre aquilo que nos promete. A Palavra de Deus não é para ficar em cima da estante, mas para ser gravada no coração. Nós precisamos aprender para crer! Assim como há a Palavra: “Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua família” (Atos 16, 31).

Precisamos conhecer os dons para depois os colocar em prática. Por que há dons que muitas pessoas não experimentam? Porque não os conhecem ou até os conhecem, mas não se abrem a eles. Em vez de buscarem o conhecimento na Palavra de Deus para os conhecer, elas se fecham.

Muitas pessoas não têm clareza do poder da oração. Tudo pode ser alcançado pelo poder da oração! Aquele que reza, que suplica a Deus, recebe a graça. Existem muitas pessoas que não rezam porque desconhecem o poder da oração. Se nós tivéssemos a clareza do poder da Palavra de Deus, não ficaríamos um só dia sem meditar e rezar com ela.

Quem reza é protegido por Deus e é mais feliz. Há uma Palavra na Sagrada Escritura que diz: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” (Oséias 4,6).

Quantas pessoas estão perdidas porque não conhecem a Palavra de Deus! A Palavra do Senhor é um guia para o nosso caminho.

Há uma parte das Sagradas Escrituras que estão escritos os Mandamentos de Deus. A Palavra de Deus nos diz: “Quem honra seu pai e sua mãe, gozará de uma vida longa; e tudo o que fizer prosperará!” (Deuteronômio 5,16).

Fiéis participam da quinta-feira de adoração. Fotos: Daniel Mafra/ CançãoNova.

Fiéis participam da Quinta-feira de Adoração na Canção Nova. Fotos: Daniel Mafra/ CançãoNova.

Muitos pais não sabem quais valores ensinar aos seus filhos, porque não leem a Palavra de Deus. A Sagrada Escritura precisa estar penetrada dentro de nós.

Eu me preparava para ser piloto, e havia um livro que se chama “Check list”, que ensina como o piloto deve pilotar. Havia uma série de instruções que nós devíamos saber de cor, como caso o que fazer quando o avião começar a cair ou precisar de um guia para pilotar. Se o piloto precisa de um guia, muito mais nós precisamos da Palavra de Deus. Nós precisamos inculcar a Palavra de Deus em nosso coração.

Tudo o que nós conquistamos com o nosso esforço vale a pena. A festa que você prepara é diferente da que as outras pessoas preparam, porque você sabe como fez tudo. Só o ato de a preparar já é uma alegria para nós. Não dá para comparar o gosto daquilo que você faz com o que é comprado. Por isso temos que preparar os nossos filhos para o gosto da conquista.

Talvez você diga: “Eu não sei o que ensinar para o meu filho?!” Ensine a oração do creio: “Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu da terra […]”. Para rezarmos em família precisamos ser simples. Se achamos que vamos fazer da nossa casa um grupo de oração, esse conceito está errado. Talvez uma oração da Ave-Maria salve a sua casa. Quando você conhece a profissão da sua fé nada pode enganá-lo.

Você precisa trazer a Palavra de Deus no seu coração. Pela boca de São Paulo aos Timóteos de 14-17: “A Palavra de Deus tem o condão de ensinar”. Isso quer dizer que a Palavra tem uma força sobrenatural, de proporcionar sabedoria. Sabe qual jeito de uma pessoa ser sábia ainda na juventude? Ouvindo a Palavra de Deus. Só que com o passar dos anos, nós aperfeiçoamos a sabedoria. Quando você ensina a Palavra de Deus para uma pessoa, você a coloca em contato direto com a salvação. A Palavra de Deus é capaz de suplantar a nossa natureza. Aquilo que você não consegue a Sagrada Escritura consegue.

Você que tem um filho, mesmo ele não dê muito atenção, ensine a Palavra de Deus a ele. Mais tarde ele vai dar frutos. Nós não podemos plantar a Palavra de Deus e querer colher logo o que ensinamos no dia seguinte! Isso leva tempo.

Nada da Palavra de Deus pode ser jogado fora! A Palavra de Deus é útil para você repreender uma pessoa. Não para a deixar magoada, mas para a corrigir, para ensiná-la e formá-la na justiça segundo o coração de Deus.

Muitos pais dizem não saber como educar e o que fazer com os seus filhos. O segredo está na Palavra de Deus. É por meio dela que o homem e a mulher, que já são do Senhor, tornam perfeitos. Que tipo de coisa boa a Palavra de Deus nos ensina? A acreditar mesmo quando todos já desistiram. A Palavra nos ensina a não pagar o mal com o mal.

Nós que lidamos com a realidade do perdão, temos várias passagens bíblicas para nos ensinar como vivê-lo bem (cf. Ef 4,26-28).

O caminho de saúde que Deus nos ensina, além do médico, é a Sua Palavra.

Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D’Onofrio

↑ topo