Ao ser humano cabem os projetos, mas a resposta pertence ao Senhor

Saiba como permanecer nos projetos de Deus para sua vida

Inicio esta pregação com a Palavra de Deus que está em Provérbios. “Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor a resposta da língua.” (Provérbios 16,1).

ao-ser-humano-cabem-os-projetos-mas-a-resposta-pertence-ao-senhor

Sandro Arquejada. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Deus quer que o ser humano trace projetos, e não viva de qualquer jeito. Deus lhe deu inteligência para você colocar seus projetos em curso, mas a resposta pertence ao Senhor. Normalmente, a segunda-feira, o seu aniversário e o fim de ano são propícios para iniciar novos projetos.

Eu não sei o que você planejou para este novo ano, mas desde o primeiro dia de janeiro deste ano, despertou-se a esperança no seu coração. No pensamento humano, não baixa a nossa bola um pouco?, ou seja, você projeta, tem a intenção, mas a resposta vem do Senhor. Humanamente, para que você vai se esforçar, lutar para colocar tudo em prática se, no final, a resposta não virá de você? Parece que tira a nossa autonomia, a nossa liberdade. Então, deixe-me dar-lhe uma notícia: o plano de Deus para a sua vida é maior do que o nosso.

O que o Senhor tem para você, na sua vida, passa pelas características que você tem, pelos dons espirituais que Deus lhe deu. Esses dons se manifestam de que jeito? Quem tem o dom para a medicina, por exemplo, vai ter facilidade com o estudo do corpo humano, da biologia. Se Deus pensou em você para um específico, Ele lhe concederá características semelhantes.

Percebe que Deus coloca o plano d’Ele dentro do seu coração, fazendo com que você passe a querer, a desejar aquilo que Ele quer para a sua vida? Mas nem todas as suas vontades são a vontade do Senhor. Você precisa aprender a purificar seus desejos.

É preciso garimpar, purificar os desejos que estão no seu coração, pois aí estão os desejos de Deus.

Como fazer para purificar os seus desejos?

Primeira coisa, jogue fora a ideia de que toda realização com Deus tem algo a ver com realização humana. Jogue fora a ideia que o mundo coloca na sua vida que ser feliz é fazer sucesso. O mundo fica afirmando que você nasceu para brilhar e merece comprar todos os bens que deseja.

Jesus nos convida a segui-Lo e, talvez, você tenha até cinco minutos de fama, mas está disposto a morrer e perder essa fama? Veja se, nos seus projetos, você colocou o mérito humano, o querer ser reconhecido. Por que você quer alcançar aquela graça? Por que você quer brilhar? Responda com sinceridade, pois Deus pode até ter lhe dado uma palavra, mas você está caminhando por caminhos errados.

Você passa a lutar e gastar sua vida para si mesmo, e essa não é a vontade de Deus a seu respeito. Quando Jesus nos chama, na base de todo chamado existe o serviço. Todos nós somos chamados a servir, e aí está a vontade de Deus.

A purificação do nosso chamado é doar a nossa vida aos outros, e isso não é para mérito próprio. Nós aprendemos um pouco disso no casamento, que é uma escola de santidade. No matrimônio, você se depara com situações concretas todos os dias, e você pode dar a sua vida para a outra pessoa. Você pode abrir mão de si por causa da outra pessoa, porque você a ama. Você abre mão do seu descanso, da sua televisão, para ajudar o outro.

Quanto mais eu me dedico à minha filha de dez meses, a Raquel, mais feliz ela fica e descansa melhor durante a noite. O dia em que eu mais ajudo a Kelen, minha esposa, é o dia que nós conseguimos melhor conversar e dou até mais tempo para ela ficar comigo e viver a beleza do casamento. Quando você esquece de si, simplifica a vida e as coisas à sua volta. Você fica feliz, porque fez aquilo que deveria ser feito.

Ao ser humano cabem os projetos mas a resposta pertence ao Senhor

Peregrinos participam da Quinta-feira de Adoração na Canção Nova. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Sirva primeiro e esqueça de si mesmo, assim experimentará a alegria de não ter pensado em você em primeiro lugar. Cristão, a parte do sacrifício é sua.

Quando lhe pedirem para fazer algo que seja humilhante, vá lá e faça. Não se preocupe com o reconhecimento humano. A nossa realização está no dever cumprido, não naquilo que você tem. Você pode conseguir os status que quiser, mas, na hora em que você deitar a cabeça no travesseiro e só tiver isso, o vazio interior vai acontecer do mesmo jeito.

O projeto de Deus, no seu coração, você vai percebê-lo a partir do momento em que entregar sua vida e seus desejos, a fim de ter aquele sentimento de dever cumprido na vida. É isso que preenche nosso coração e alma.

Leia:

:: Quem espera no Senhor é feliz

O cristão faz todo sacrifício por amor e não por obrigação. Você sabe o valor que tem para Deus, e sabendo que Ele o amou primeiro, servirá com alegria. É igual no casamento: o motivo que nos leva a simplificar a vida é porque amamos. Eu uso da minha liberdade e escolho por amor ajudar a minha esposa. É um desafio, mas se você for amado por sua esposa, abrirá mão da sua vontade para ajudá-la.

Deus é esse Pai que pede para você ficar com Ele e ajudá-lo em sua obra. Deus sabe que você tem dons maravilhosos e consegue fazer muitas coisas para Ele. O que Deus lhe pede hoje? De todos os planos que você traçou para 2016, o que Ele está lhe pedindo hoje? Para onde Ele quer conduzi-lo? Qual é a felicidade que o Senhor tem para você?

Deus fala ao seu coração, mas é preciso intimidade com Ele. É preciso querer conversar e perguntar o que Ele quer de você. Segundo o Catecismo da Igreja Católica “o demônio pode se esconder sob o manto da humildade, mas nunca pelo manto da obediência.” Deus, com certeza, tem um plano de felicidade para você; basta que purifique os desejos estragados que o mundo coloca em sua cabeça.

Transcrição e adaptação: Fernanda Soares

contribuicaocn1


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

↑ topo