Convidados para a festa

Padre Anderson Marçal

padre anderson

Padre Anderson Marçal. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Somos convidados para a festa do Senhor

Você aceitaria o convite de Deus para uma festa? Sim ou não? No Evangelho, Jesus conta uma parábola e diz que o Reino dos Céus é como um Rei que prepara uma festa e as pessoas não aceitam seu convite. Somos convidados para a festa do Senhor. Você aceitaria este convite?

A festa já está pronta, Deus já a preparou. Está tudo pronto: iluminação, ar-condicionado, som e comida. No entanto, segundo o Evangelho, existem três respostas que as pessoas deram quando os servos do rei foram chamá-los, mas eles não quiseram ir.

Primeira resposta

Deus pode chamá-lo para a festa e você pode não querer ir. Esta é a primeira resposta: “Não quero ir. Não quero, porque tenho outras coisas para fazer”.

Muitas vezes, dizemos que não queremos ir, porque temos outros compromissos, mas, na verdade, é porque não temos coragem de dizer apenas: “Não quero ir”. Confesso que, como padre, muitas vezes gostaria também de dizer: “Não quero ir”, mas, por amor, eu digo “eu vou”.

Os convidados que o Evangelho nos relata não são convidados de última hora, eles já tinham sido chamados e disseram ‘não’, como muitas vezes nós fazemos. Muitas vezes, não fazemos o esforço de ir à festa.

Nós temos inúmeros motivos para dizer: “Não quero ir”, mas qual será nossa resposta diante do convite de Deus? Quantas vezes passamos em frente a uma igreja e sentimos vontade de entrar, mas não entramos? Essa é a primeira resposta que podemos dizer aos convites de Deus: “Não quero ir”.

Segunda resposta

O Rei, então, mandou chamar os empregados. Aqui, encontramos a segunda resposta que podemos dar aos convites de Deus. Mas eles não deram muita atenção; uns continuaram trabalhando, outros ainda bateram nos servos.

Aqui o Evangelho nos mostra que tudo é questão de prioridade. Qual é o espaço que damos para Deus em nossa vida? Será que aceitamos os convites das festas que Deus nos prepara, pois quando Ele nos convida, todas as festas já estão prontas. O que rouba o tempo que poderíamos dar a Ele, mas não o damos?

Quem é maduro o suficiente procura Deus sempre! Precisamos participar ativamente das festas que Ele nos prepara. Quem participa da Missa faz parte dela. Não é simplesmente aceitar o convite, mas também ser ativo; não é apenas ir à festa, mas participar dela.

Aceitar o convite para as festas que Deus nos prepara, nesta terra, é nos prepararmos para a festa que Ele tem para nós no céu.

"Você tem aceito o convite de Jesus?" Padre Anderson Marçal. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

“Você tem aceito o convite de Jesus?” Padre Anderson Marçal. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Terceira resposta

A terceira resposta que podemos dar, o Evangelho nos revela: “Quando o rei entrou para ver os convidados, observou ali um homem que não estava usando traje de festa e perguntou-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa?’. Mas o homem nada respondeu”.

Precisamos estar prontos para quando Deus nos chamar. Nós estamos na festa, a Eucaristia é uma festa, mas nós estamos preparados para participar dela? A terceira resposta que podemos dar é o silêncio. Ninguém sabe quando será chamado, por isso precisamos sempre estar preparados.

O silêncio não vai nos justificar, o homem não respondeu quando o rei perguntou, pois sabia que não estava preparado. Será que nós estamos preparados para ir à festa? Você aceitaria o convite para a festa que Deus preparou? Você gostaria de se preparar? Para isso, precisamos contar com o Senhor, pois é Ele quem nos santifica.

Convidados para a festa

Como vamos aceitar o convite da festa eterna? Quando aceitarmos o convite para a festa que Deus nos prepara hoje.

O Senhor mantém os convites para a festa, mas o inimigo também nos convida para as festas que ele promove; e quem vai dizendo ‘não’ aos convites de Deus, vai dizendo ‘sim’ aos convites do diabo, pois as festas deste chamam-nos muito mais à atenção. Por isso, eu lhe digo: Deus está nos chamando para festas d’Ele, mas o inimigo também. O convite de quem nós aceitaremos?

Se não aceitarmos os convites de Deus, não permitiremos que Ele derrame sobre nós o Seu Espírito, para que nos preparemos e tenhamos forças para dizer ‘não’ às festas mundanas e aceitemos as do Senhor.

Leia mais:
:: O poder do Espírito Santo
:: Recebei o Espírito Santo!

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

 

↑ topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com