Espírito Santo consolador

O Espírito Santo de Deus nos recorda dos ensinamentos de Deus, dá-nos fé e consola nos momentos difíceis

Espírito Santo consolador

Dunga prega sobre o Espírito Santo nesta quinta-feira de adoração. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

É muito difícil falar sobre o Espírito Santo! Quando pensamos n’Ele, logo nos lembramos da pomba e do fogo, pois tentamos visualizar o Paráclito, mas O entender é difícil.

Jesus falou para nós, várias vezes, sobre esse fato, ensinou-nos a esperar o Espírito, esperar Sua vinda e nos incentivou a acreditar nas Suas palavras, pois, depois que o Espírito Santo viesse, iria nos recordar Seus ensinamentos.

A Palavra de Deus, muitas vezes, fica na nossa cabeça, mas não penetra na nossa alma, e é essa pessoa da Santíssima Trindade que leva essa Palavra a nossa alma. Assim como muitas vezes ouvimos as palavras dos nossos pais, amigos, professores, e isso fica gravado em nós, torna-se valor, é porque ela entrou na alma e nos conduz nos nossos atos, levamos para sempre.

Quando o Espírito Santo de Deus habita em nós, mesmo sem vermos, sem sabermos onde ele está, a presença dele nos faz diferente; e quando não temos essa consciência, essa experiência, nós perdemos coisas que são tremendamente importantes para nós como valores e morais.

Jesus nos promete no Evangelho de São João 16, que nos mandará o Espírito Santo para nos recordar das suas palavras, onde o Espírito nos guiará pela verdade e nos fará cristãos autênticos, preparados para enfrentar as dificuldades dessa vida.

Temos de tomar consciência de que Deus habita em nós e acreditar que o Espírito Santo está em nós para fazer um processo de conversão; e a cada vez que pecamos, ele não desiste de nós. Ele é aquela voz que tenta nos levar para o caminho certo, e ignoramos até o momento que sofremos tanto que resolvemos mudar. Não é a dor que nos converte, mas o amor de Deus que sempre esteve ali nos convencendo. Neste momento, o Espírito Santo nos recordou das coisas boas que aprendemos e nos faz ter consciência do que estamos fazendo.

Espírito Santo consolador

“Ele é aquela voz que tenta nos levar para o caminho certo”, Dunga. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

A Palavra de Deus está em nós, e o Espírito Santo nos inspira nos momentos mais difíceis, como quando precisamos dar um conselho para os nossos ou quando estamos acuados e é ele que coloca as palavras para nós. Para isso precisamos estar afiados na ligação com o Espírito, para que ele possa fazer em nós. Quanto mais íntimos do Espírito Santo nós formos, mais amigos de Jesus seremos. Quem se recorda das palavras de alguém se torna amigo dele.

A partir do momento em que pedimos ao Espírito Santo que recorde em nós as coisas boas, as palavras de Jesus, as orações que escutamos, Ele pode fazer acontecer e tornar a nossa vida totalmente diferente. Pedir também que nos aproximemos mais de Deus, que rezemos mais. E se tivermos esse relacionamento maravilhoso com o Espírito Santo, seremos iluminados nas nossas decisões, nas nossas falas e em tudo em nossa vida.

Transcrição e adaptação: João Paulo dos Santos

Assista a essa pregação pelo Canção Nova Play

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo