Jesus reconstrói a nossa história

O Senhor transforma a nossa história e faz novas todas as coisas

Jesusreconstroianossahistoria

Padre João Marcos. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Este Evangelho é importantíssimo, porque é a síntese da história da salvação, é a origem de Jesus Cristo. Mostra a genealogia, mais ainda, mostra a humanidade de Jesus, mostra que Ele teve uma história. Nós não podemos negar nossa história de família!

Do meio de uma história, talvez de pecado, Deus pode ter escolhido você para, a partir da fé Nele, ser canal de Deus como foi Abraão.

Em Romanos 4, 18- 21 lemos: “Esperando, contra toda a esperança, Abraão teve fé e se tornou pai de muitas nações, segundo o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência (Gn 15,5). Não vacilou na fé, embora reconhecendo o seu próprio corpo sem vigor – pois tinha quase cem anos – e o seio de Sara igualmente amortecido. Ante a promessa de Deus, não vacilou, não desconfiou, mas conservou-se forte na fé e deu glória a Deus. Estava plenamente convencido de que Deus era poderoso para cumprir o que prometera.”

Esta história começa com este homem de fé, Abraão, alguém que foi escolhido por Deus e não fraquejou, porque confiou. É importante rezarmos pela nossa genealogia, pelos nossos antepassados, mas não podemos ficar presos nisso. Uma vez que fui batizado, esta graça me renova, me transforma. Muitas vezes, ficamos presos no passado e não avançamos. Abraão não parou nas suas dificuldades e foi pai de uma nação, porque acreditou nas promessas de Deus.

meu _presente

Devemos, sim, rezar pelos nossos antepassados, mas não podemos ficar presos a isso. Deus faz novas todas as coisas, Ele nos transforma! Acreditamos nisso ou ficaremos presos. Precisamos assumir a graça de Deus em nossa vida!

Davi foi, também, um grande homem de Deus. Nele podemos aprender que, a partir da escolha de Deus, o Senhor pensou em nós antes mesmo de nascermos, como está em Efésios 1, 4: “e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos.” E assim como Davi, que traiu Deus, nós também traímos. Mas, Davi não parou no erro, reconheceu seus erros. Quantas vezes, colocamos pessoas, situações no lugar de Deus, temos preguiça de rezar, de ir à Missa, isso é trair o Senhor. No entanto, Davi nos ensina que é possível, sim, levantar a partir de um erro, de um pecado.

Jesus_reconstroianossahistoria

“Você tem deixado com que Deus entre em sua vida de maneira definitiva?” (padre João Marcos). Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Gravar a Palavra de Deus no coração

Mesmo no exílio, separados daqueles que mais amavam, o povo continuou confiando em Deus, deixaram que a Palavra ficasse gravada em seu coração. Pode ser que daqui um tempo a Palavra de Deus não possa mais ser anunciada publicamente, talvez ela seja proibida, ou seja tirada das suas mãos, da sua casa. E se ela não estiver gravada em seu coração, no meu coração, como conseguiremos rezar? Você tem deixado com que Deus entre em sua vida de maneira definitiva? O menino Jesus quer nascer em nossa vida, de uma vez por todas, por amor a nós!

No final do Evangelho de hoje está escrito: “Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.” (Mateus 1, 16). Muitos esperaram por este dia, e este grande dia do Menino que veio ao nosso encontro, que veio para dignificar a humanidade, aconteceu e podemos reviver, podemos experimentar dessa graça, não podemos perder tempo. Ele quer nascer, a cada Natal, em nossa vida! O Menino que nasceu de forma humana, é também divino e entende a sua dor. Ele nasceu em uma família e entende as dificuldades de uma família! Por isso, é possível nos encontrarmos neste Menino, entregarmos nossa vida a Ele. Você só precisa dizer a Ele o que se passa com você, Ele entende suas lutas do dia a dia!

Entregue a Jesus algum vício que esteja difícil de vencer, alguma situação ou realidade que você tem enfrentado. Jesus se solidariza com os pecadores, Ele é salvador da humanidade, salvador de todos! Estamos no Ano da Misericórdia, não percamos tempo em experimentar o amor, a misericórdia de Deus que não tem limites. É tempo de mergulharmos a nossa história, a história da nossa família, na misericórdia de Deus e sermos nova criatura, pois Ele entende a nossa história.

Você não pode negar sua história, você não pode negar sua família, não existe família perfeita. Deus te amou dando a você um pai, uma mãe, tenha um olhar positivo. Ele te chama, assim como chamou Abraão, Davi, para fazer a diferença na sua casa, na sua família. Assuma para valer a graça de Deus na sua história!

Padre João Marcos Polak – Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Míriam Bernardes

contribuicaocn1

 

 

↑ topo