Nada perturbe o vosso coração!

Precisamos reavivar, em nosso coração, a confiança no Senhor, porque se assim não o fizermos ficaremos perdidos

Jimmy Fioramonte. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Jimmy Fioramonte. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

A Palavra de Deus está em João 14,1-31: “Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também. E para onde eu vou, conheceis o caminho”. Tomé disse: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se me conhecestes, conhecereis também o meu Pai. Desde já o conheceis e o tendes visto”. Filipe disse: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta”. Jesus respondeu: “Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Crede, ao menos, por causa destas obras. “Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai. E o que pedirdes em meu nome, eu o farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei. Se me amais, observareis os meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, que ficará para sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê, nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e está em vós. Não vos deixarei órfãos: eu voltarei a vós. Ainda um pouco de tempo e o mundo não mais me verá; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. Judas (não o Iscariotes) perguntou-lhe: “Senhor, como se explica que tu te manifestarás a nós e não ao mundo?” Jesus respondeu- lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou. Eu vos tenho dito estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração. Ouvistes o que eu vos disse: ‘Eu vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse- vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais. Já não falarei mais convosco, pois vem o chefe deste mundo. Ele não pode nada contra mim. Mas é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e faço como o Pai mandou. Levantai-vos! Vamo-nos daqui!”

Lendo essa Palavra, podemos entender um pouco do sofrimento dos discípulos que passavam por aquele momento onde Cristo anunciava a Sua partida. Na cabeça deles, era difícil imaginar que perderiam Jesus.

A nossa fé, muitas vezes, desmorona com tantos problemas e preocupações. Assim, como os discípulos, deixamos a angústia tomar conta de nosso coração. Por isso, esse Evangelho precisa ser culminado em nossa vida!

Tudo aquilo que é tirado de nós causa-nos perturbação. É como num time de futebol, se tiram o líder, o time todo fica perdido. Se tirarem o sacerdote da igreja, as ovelhas ficam sem direção. Se tiram o pai ou mãe da família, todos ficam sem saber o que fazer.

Jesus vem trazer vida nova, vem implantar a vontade do Pai entre nós. O Senhor não nos abandonou, pois deixou o Seu Espírito Santo. Jesus disse: “E eu pedirei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, que ficará para sempre convosco” (João 14,16).

Peregrinos participam da Quinta-feira de Adoração na Canção Nova. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Peregrinos participam da Quinta-feira de Adoração na Canção Nova. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Precisamos colocar nossa esperança no Senhor

Muitos de nós, estamos como esses discípulos, aflitos, medrosos e inseguros, porque, tantas vezes, colocamos a nossa confiança nas coisas passageiras e temporais deste mundo; esquecemo-nos de colocar a nossa confiança no Cristo que nos dá a vida eterna.

Nós temos colocado nossa esperança em pessoas, ONGs, em benefícios, mas eles não nos dão segurança. A nossa segurança precisa ser em Jesus Cristo!

Precisamos reavivar, em nosso coração, a confiança no Senhor, porque se assim não o fizermos, ficaremos perdidos. Se estamos ancorados em Jesus, por maiores que sejam as ondas e as tempestades, nós não nos decepcionaremos.

Cristo é o caminho, a verdade e a vida

Não permitamos que a desesperança em nosso país nos deixe para baixo. Não permitamos que o sofrimento seja o Senhor de nossa vida. Precisamos nos lançar em direção ao Senhor, porque Ele é o caminho, a verdade e a vida!

A nossa vida é cheia de espinhos, de lutas e dores, mas Cristo nunca nos enganou. Ele venceu o mundo por nós!

Para que vamos perturbar o nosso coração com os problemas e sofrimentos?

Experimentar o sofrimento na carne não é nada fácil, mas não adianta voltarmos o nosso olhar para o nosso umbigo e dizer: “Os meus problemas são maiores que Jesus!”.

O Senhor já venceu o mundo, não precisamos mais ficar angustiados. O que, de fato, nos salva e nos faz homens felizes é Jesus Cristo! Não existe outro caminho, porque Ele é a verdade e a vida!

Transcrição e adaptação: Karina Aparecida

Adquira essa palestra pelo (12) 3186-2600

contribuicaocn1

↑ topo