Não temas, Eu te ajudarei

É Deus quem te ajuda em tudo na sua vida

NaotemasEuteajudarei

Padre Moisés Coelho. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Estamos vivendo um tempo forte na Igreja, estamos vivendo o Advento que é uma preparação para o Natal do Senhor. Todas as pessoas se envolvem no Natal, mesmo aquelas que dizem não acreditarem em Deus. A todo momento, ouvimos falar do quanto precisamos viver da esperança especialmente neste tempo.

A misericórdia de Deus está nos acompanhando. Na primeira leitura de hoje, há uma promessa para aquele povo que estava no exílio da Babilônia, escravizado, dominado. Isaías exorta e diz uma palavra de consolo.

“Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: “Não temas; eu te ajudarei.” (Isaías 41,13)

Às vezes, precisamos ouvir isso, porque nos sentimos solitários, sem ajuda alguma. Deus é o primeiro que vem em nosso auxílio. É Palavra de Deus, e o Senhor vai te ajudar! É uma Palavra de esperança.

Precisamos dessa ajuda do Senhor que vai dizer ainda: “Não tenhas medo, Jacó, pobre verme, não temais, homens de Israel. Eu vos ajudarei”, diz o Senhor e Salvador, o Santo de Israel. Eis que te transformei num carro novo de triturar, guarnecido de dentes de serra. Hás de triturar e despedaçar os montes, e reduzirás as colinas a poeira.” (Isaías 41, 14-15)

Por que o Senhor disse isso? Porque as pessoas se sentiam impotentes. Quantas barreiras você teve que ultrapassar na realidade da sua casa, da sua família, e digo que virão mais algumas. Aquele que tem Deus, precisa ter a certeza de que Deus nos ajuda e nos segura pela mão quando pensamos que nosso problema não tem mais solução. Mas, tem sim, porque a misericórdia do Senhor é amor, é paciente, Ele tem compaixão de nós.

Naotemas_Euteajudarei

“Peça ao Senhor a graça de, em muitas situações, ser violento com você mesmo, resistindo ao pecado para conquistar o céu.” (padre Moisés). Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Precisamos ser pequenos como uma criança

O mundo nos diz que precisamos nos impor para conquistar, mas Jesus nos diz o contrário, que precisamos ser pequenos como uma criança, que é verdadeira nos sentimentos, que perdoa. Ser como criança é ser sincero conosco e com os outros.

“Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam.” (Mateus 11, 12)

É ser violento com o pecado que quer me arrastar, é resistir e não realizar o pecado, para esses é o reino dos céus. Peça ao Senhor a graça de, em muitas situações, ser violento com você mesmo, resistindo ao pecado para conquistar o céu.

É tempo de voltar-se para Deus, de recomeçar, de ir ao encontro do irmão. Precisamos refazer, voltar atrás! Há momentos em que precisamos voltar e consertar aquilo que deixamos estragado. É tempo da misericórdia, de olhar para o outro com bondade, com perdão e amor. É um tempo novo e somente pela graça do Espírito Santo vamos conseguir.

O Senhor diz: “Não tenhais medo!” Há pessoas que têm medo de muita coisa e por isso não estão conseguindo sair do lugar. Medo de receber um “não”, de não ser compreendido, medo até mesmo de Deus, de dar a vida para o Senhor. O medo nos paralisa. É Deus quem te ajuda em tudo na sua vida. Se há pessoas te ajudando é porque Deus as colocou para te ajudar, pois é Ele quem conduz todas as coisas.

Peça ao Espírito Santo que venha em seu auxílio!

Se estamos vivendo dias difíceis, pode ser consequência das nossas atitudes, não é porque Deus deixou de nos amar e por falta da Sua misericórdia. Hoje, pode ser o início de um tempo novo, se você se abrir à ação de Deus, pois Ele não te abandona.

Transcrição e adaptação: Míriam Bernardes

meu _presente

 


Padre Moisés Coelho


Sacerdote da Comunidade Obra de Maria

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo