Progredindo no Espírito na luta contra o mal

“Quem não progride, regride”

ProgredindonoEspiritonalutacontraomal

Padre Eduardo Braga. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Partilho com vocês o que eu pude rezar, aquilo que Deus está nos falando hoje. Você é filho de um Deus que está vivo! E Ele falou com você! A Palavra fechada é um livro, mas aberta é a boca de Deus, é a voz de Deus ao seu coração.

O Salmo 94 diz: “Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações”. Oxalá significa, quem dera. Quem dera o povo me escutasse, diz o Senhor! A Palavra que Deus tem é para hoje. Este Pai te alimenta cada dia, “o pão nosso de cada dia nos dai hoje”, você não pode passar fome, viver desnutrido agora.

Está se aproximando a festa da salvação e podemos dizer: “Desperta minha alma, desperta!”. Essa festa da salvação que é a paixão, morte e ressurreição está se aproximando, e você vai ficar no mesmo lugar? É horrível saber que tem uma festa e ninguém te convidou. Felizes os convidados para fazer parte da festa do Senhor! Ano 2016, é o Ano da Misericórdia, que nos preparemos com maior empenho à medida que esta festa se aproxima.

É Quaresma, você nem lembra mais qual foi seu propósito, vamos nos cansando. É preciso viver com maior empenho, e nesta Missa Deus está te pedindo mais. Deus não nos chamou para viver no rodapé, Ele quer nos tirar do baixo, do lixo, onde o demônio mais age. Ele quer te tirar das trevas!

Veja também:

.: Vencendo o medo com Maria e o Espírito Santo

.: Meu coração se lembra de ti, buscai minha face

Deus nos fala por meio da liturgia de hoje que é preciso combater a divisão que o diabo traz e faz. Ele põe fogo no circo e vai embora. O diabo não tem poder, mas ele não é burro. O poder do diabo corresponde ao poder que você dá a ele. Ele tentou atrapalhar Jesus na missão Dele durante a Quaresma. O diabo é aquele que divide, ele quer estar entre você e os planos de Deus, entre você e os sonhos que Deus tem para você.

Ele quer te confundir, por isso, é preciso desmascará-lo

Ele é inimigo da humanidade, da sua salvação. Cuidado, abra o seu olho! Porque, caso contrário, você vai chamar Belzebu de Jesus, daqui a pouco estará chamando a carne de Espírito. A fumaça dele pode estar entrando na sua vida.

Você tem que perceber onde tem cheiro dele, cheiro de pecado. A Quaresma precisa te treinar para isso. São Bernardo diz que na vida espiritual, quem não progride, regride. Foi o que aconteceu com o povo de Deus.

“Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para a frente” (Jeremias 7, 24). Deus estava falando e o povo não estava nem aí, seguiram as más inclinações do coração. Meu amado, você está andando para trás ou para frente. Se você estiver andando para frente está com Deus. O diabo não leva ninguém para frente, ele não quer o progresso de ninguém.

Precisamos fazer o contrário daquilo que o povo fez. “Dei esta ordem ao povo dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes” (Jeremias 7, 23). Nascemos para ser feliz, mas para isso, você precisa ouvir a voz de Deus, você precisa resgatar isso em sua vida, ouvir a Palavra, ter intimidade com a Palavra de Deus, esse tem que ser seu GPS.

Progredindo_noEspiritonalutacontraomal

“Não deixe o diabo roubar a Palavra, é ouvir, praticar e guardar!” (padre Eduardo). Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Deus faz tudo pela Palavra, que não é igual à nossa

A Palavra de Deus manifesta a Sua vontade e Ele age, primeiro, pela Sua Palavra que se fez carne e tem poder. A palavra, pessoa, tem poder em nossa vida, então ouça.

“Mas não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, obstinaram-se no erro, procedendo ainda pior que seus pais” (Jeremias 7, 26). Você ouve a Palavra, mas não coloca em prática. Não deixe o diabo roubar a Palavra, é ouvir, praticar e guardar! Se eu guardar bem, ninguém vai roubar e depois eu tenho que praticar.

Não caia na tibieza, no cansaço, no abatimento. Alimente-se da Palavra! Tem que pedir avivamento para a fé que está morta. A Palavra precisa ser luz para os meus passos. A Palavra é como uma espada de dois gumes.

O demônio pode ter influência sobre pessoas, sozinhas, sobre comunidades, e sobre coletividade inteira como países, cidades ou sobre acontecimentos. Cuidado para você não estar agindo com ele! Quem não está com Cristo, está a serviço do diabo. O mal é uma pessoa, ele não é uma fábula, ele existe e os cristãos não podem ser ingênuos diante de suas estratégias.

Papa Francisco nos apresenta três caminhos para resistirmos ao maligno: Primeiro, viver na verdade. Se você vive na mentira, vive perto do demônio. Segundo, estar com Jesus. Quem não está com Jesus, está contra Ele. Terceiro, a vigilância do coração. Vigia o seu coração. Orai e vigiai! O demônio é astuto e não desiste nunca. Não façais negócio com o demônio!

Se você fizer negócio com ele, ele vai te cobrar. O remédio para ouvir, guardar e cumprir a Palavra é viver com Nossa Senhora. Ela é modelo, porque gerou primeiro a Palavra e vai te ajudar. Ela foi a primeira mesa, primeiro sacrário da Palavra, seja amigo dela de verdade. Você tem mãe, se relacione com ela para ter intimidade com a Palavra!

Você tem o Espírito do Deus vivo dentro de você para vencer o mal. É o mesmo Espírito que desceu sobre Maria, sobre os apóstolos. Nós temos o Espírito em nós!

Transcrição e adaptação: Míriam Bernardes

Adquira essa palestra pelo (12) 3186-2600

contribuicaocn1

↑ topo