Quatro dicas para nascer de novo

Nicodemos dá quatro dicas para nascer de novo

Quatrodicasparanascerdenovo

Padre Rafael Solano. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Meu irmão, minha irmã, o Salmo 33 “Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido” mexe profundamente com a consciência do povo de Israel. A pessoa que passa por um momento turbulento, por uma tempestade em sua vida, imediatamente recebe a resposta.

A liturgia da segunda semana da Páscoa tem no Evangelho a figura de Nicodemos, homem que foi se encontrar com Jesus durante a noite. E por que durante a noite, o que ele tinha a esconder? São João faz questão de dizer que Nicodemos era um homem muito importante. O diálogo que Jesus estabeleceu com ele era verdadeiramente forte. Como faço para nascer de novo se estou no meio de um problema, se perdi todas as esperanças? Como faço para nascer de novo se meu horizonte ficou parado, totalmente estático?

Muitas pessoas se perguntam: “Será que temos chance de nascer de novo, de começar de novo?”. Não se pode começar de novo tendo como base uma sociedade consumista. Para alguns a felicidade é comprar um novo carro, para outros é fazer uma viagem. Mas, Nicodemos fez uma pergunta profunda: “Como faço para nascer de novo?”.

E você será que está disposto a nascer de novo? Para isso Nicodemos nos dá quatro pistas:

Primeiro, é preciso assumir uma postura radical com Cristo. Com Ele ninguém fica no muro, observando, tem que sair da noite para o dia. Será que onde quer que chegamos, transformamos o ambiente ou fazemos que o ambiente afunde ainda mais? É preciso estar na verdade.

Segundo, quem quer nascer de novo é preciso deixar o homem, a mulher velha. É preciso dar o passo para a mudança, querer mudar, sair da noite e entrar no dia e a luz resplandecerá.

Terceiro, temos que sair de nós mesmos e anunciar a Boa Nova. O mistério do missionário é sair e bater à porta. Hoje em dia, ninguém mais sai ao encontro do outro. Os católicos estão com medo, acoados. Nicodemos trocou a noite pelo dia porque se encontrou com o Deus da sua vida.

Quarto, quem sai para anunciar a Boa Nova deve estar preparado para o martírio, martírio em grego significa ser testemunha. Não podemos continuar vivendo uma vida boa, não podemos continuar sendo uma massa de pessoas que não diz nada.

O que transformará o mundo não é nada mais, nada menos que o testemunho daqueles que acreditam que o Senhor está vivo e ressuscitado no meio de nós, disso nós somos testemunhas e por isso estamos felizes. A infelicidade do Salmo 33 se transforma em um cântico muito especial, o Senhor ouviu a nossa prece, o Senhor ouviu as nossas súplicas e por isso estamos alegres.

A vida de Nicodemos mudou e hoje encerramos este belíssimo capítulo para dar passo a uma continuação que nunca mais terá fim, porque como Nicodemos muitos continuarão dizendo e proclamando: “O Espírito do Senhor fez com que eu nascesse de novo e proclamasse a Sua grande vontade, fazer com que todos os homens e mulheres conheçam o Deus verdadeiro”.

Nossa Senhora da Páscoa nos ajude, que Maria da Páscoa passe à nossa frente, que Maria desatadora dos nós ajude os atribulados e aflitos, que Maria Auxiliadora dos cristãos fortaleça a Igreja toda para sermos, todos juntos, uma comunidade de gente que acredita na vida e se nega a aceitar qualquer tipo de sociedade que vive na morte, no engano ou na perdição.

Transcrição e adaptação: Míriam Bernardes

Adquira esta pregação pelo telefone (12) 3186-2600


Padre Rafael Solano


Sacerdote da arquidiocese de Londrina -PR

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo