Ser apaixonado por Deus

Existem três formas de relacionar-se com Deus e tornar-se apaixonado por Ele.

serapaixonadoporDeus

Luiz Moreira dos Anjos Junior / Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com


O perfil de admirador de Deus

Nós vamos falar de três formas de relacionar-se com Deus. O primeiro perfil é de um admirador do Senhor. Você conhece algum admirador d’Ele? É fácil achá-lo. É uma relação na qual a pessoa sabe que o outro é importante, mas não passa disso. É como quando você fala para a criança: “Não faça isso, porque Jesus não gosta”, e a criança cresce pensando que Deus é horrível.

Herodes procurava ocasião para ver Jesus; queria vê-Lo, mas não queria estar perto d’Ele. Muitas pessoas falam: “Quero que rezem por mim quando eu estiver doente, cuidem de mim quando eu estiver sofrendo, mas não venha com as leis que me impedem de fazer o que eu quero”. É um relacionamento imaturo de admiração. Pode ser que você já tenha sido um admirador de Jesus, mas amadureceu e tornou-se amigo d’Ele.

meu _presente
O perfil de amigo de Deus

O segundo perfil é do amigo de Deus, aquele que caminhou com Ele. Os apóstolos são amigos de Cristo, porque caminhavam com Ele.

Vamos pensar em Pedro, que fazia parte do grupo seleto dos três: Pedro, Tiago e João. Jesus tinha esses três amigos que estavam com Ele o tempo todo. Pedro é um amigo por excelência. E você? O amigo de Deus é aquele que está caminhando com Ele. Você tem ido à Missa, tem visto Deus fazer milagres em você e percebe a grande graça do Senhor? O amigo, no entanto, tem um problema: ele vai até um certo ponto, ele sempre tem um limite.

Na passagem de João, ele descreve quando Jesus foi preso: “Então, a porteira disse a Pedro: ‘Não és tu também dos discípulos deste homem?’ Disse ele: ‘Não sou (…)’.  E Simão Pedro estava ali, e aquentava-se. Disseram-lhe, pois: ‘Não és também tu um dos seus discípulos?’ Ele negou, e disse: ‘Não sou (…)’. E um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro cortara a orelha, disse: ‘Não te vi eu no horto com ele?’. E Pedro negou outra vez, e logo o galo cantou.” (Jo 18,17. 25-26). Pedro nega a sua amizade com Jesus. Muitas vezes, o amigo, infelizmente, nega a nossa amizade e foi o que aconteceu com Pedro e Jesus.

No casamento, somos convidados a viver a amizade. Estamos vivendo um problema sério com a sexualidade! No meu casamento, gostaria de testemunhar que eu vivo o Método Billings, que tem feito muito bem a mim e a minha esposa. Nós nos conhecemos muito. Com esse método, aprendi a conhecer o corpo da minha mulher. E como ele tem me ajudado a ser mais feliz no casamento! É a amizade no nosso relacionamento.

ser-apaixonado-por-deus01

“Quando você é apaixonado por Deus você não deixa de falar dEle” diz Luiz Junior / Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com


Eu já tinha dois filhos; então minha esposa me disse: “Quem faz o Método Billings sabe quando está grávida; então, eu acho que estou”. Minhas pernas tremeram quando eu fui pegar o exame. Estamos mergulhados numa cultura antivida, que afeta até nós que somos consagrados. Eu ouvi na sacristia: “Vocês não vão parar?”. Hoje eu olho para meu filho Diego e contemplo a graça de Deus. Tenho duas filhas lindas e um menino maravilhoso!

O perfil de apaixonado por Deus

O terceiro perfil é aquele de quem é apaixonado por Deus. O apaixonado fez uma experiência com o Espírito Santo. O livro dos apaixonados por Deus está em Atos dos Apóstolos:

“Dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar. Mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que não falem mais nesse nome a homem algum.E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus. Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus. Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido. Mas eles ainda os ameaçaram mais e, não achando motivo para os castigar, deixaram-nos ir, por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera.” (At 4,16-21).

A graça do Espírito Santo nos faz ter uma experiência única de “apaixonados” por Deus. Quando você é apaixonado por Deus, não deixa de falar d’Ele. O que devo fazer para me apaixonar pelo Senhor? Peça o Espírito Santo. Eu luto para ser apaixonado por Deus!

Transcrição e adaptação: Fernanda Soares


Luiz Moreira dos Anjos Junior


Comunidade Pantokrator

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo