Você é pertença de Deus

Padre Anderson Marçal

Somos pertença de Deus e a Ele devemos direcionar a nossa vida

Padre Anderson Marçal. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Padre Anderson Marçal. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Tudo é de Deus, Tudo está submetido a Ele, pois é o Criador de todas as coisas. Tudo o que é obra de Deus está submetido a Ele. Você é pertença de Deus.

“Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.” (Sl 23) Quando dizemos que a Deus pertence a Terra e tudo que ela encerra, estamos fazendo uma profissão de fé. Tudo o que Ele criou é d’Ele.

É fácil falar que os animais seguem o instinto que Deus colocou neles. É fácil falar das flores, que não têm uma vontade própria, do clima… Tudo é muito fácil, pois eles seguem seu ritmo. Se eu estiver, por exemplo, diante de um leão que está com fome, eu sei que estarei correndo um grande risco, porque sei do que ele é capaz!

A primeira leitura, no entanto, diz para nós: “Mas vós sois de Cristo e Cristo é de Deus”. O Salmo diz: “A Deus pertence a Terra e o tudo que ela encerra”.

É muito fácil dizer que a Deus pertencem todas as coisas e tudo já tem seu ritmo, mas a nós Ele deu a inteligência, a capacidade de escolher entre o bem e o mal.

Podemos escolher

“Portanto que ninguém ponha a sua glória em homem nenhum.” (1Cor 3,21) Paulo diz que podemos escolher tudo que queremos, mas não podemos escolher de quem somos, pois nós já pertencemos a Deus. E não é somente o batismo que nos faz pertença de Deus, mas sim o fato de existirmos.

Nós podemos escolher tudo que nos pertence, mas não podemos escolher a quem pertencemos, pois isso Deus já escolheu.

Tudo é de Deus, diz Paulo. Tudo o que queremos temos de escolher, mas de quem somos, não. Pois Deus já decidiu. E isso deveria ser uma grande graça para nós, pois somente no Senhor sabemos quem realmente somos.

Direcionemos o primeiro passo para Deus e todos os outros vão seguir aquilo que somos: pertencentes a Ele. Paulo diz que nós podemos escolher tudo, o caminho que quisermos, mas teremos que responder a Deus, a quem pertencemos.

Você pode estar muito distante d’Ele, mas o bom é que, por mais distante que estejamos, podemos voltar para Ele agora.

Direcionar para Deus

Jesus está pregando o Evangelho, dizendo do Reino a uma multidão que O apertava. As pessoas amavam ouvi-Lo, viam os milagres que Ele realizava e O admiravam, porque elas estavam totalmente direcionadas a quem elas pertenciam, pois Jesus é Deus.

As pessoas eram atraídas por Jesus. Ele, ao ver-se cercado pela multidão, sobe para o barco de Pedro, e esse barco é a Igreja, o primeiro lugar que precisamos nos direcionar se quisermos estar com Aquele a quem pertencemos.

A primeira coisa para nos direcionarmos a Jesus é deixarmos que ele entre no barco do nosso coração. Se não deixarmos que Jesus tenha o leme da nossa vida, outras coisas vão regê-la.

Temos de dar espaço para Jesus no nosso coração, pois Ele vai ser o que já é na nossa vida: o dono. Jesus não quer apenas entrar na nossa vida, mas também nos ensinar, e a nossa vida nunca mais será a mesma. Ele quer entrar para colocar em ordem as bagunças que nós mesmos fizemos.

Jesus quer nos ensinar a sermos nós mesmos, pois Ele tem a receita, Ele nos fez e conhece os ingredientes para nos criar. Deixemos Jesus nos ensinar.

"Você pertence a Deus" Padre Anderson Marçal. Foto: Daniel Mafra

“Você pertence a Deus” Padre Anderson Marçal. Foto: Daniel Mafra

Pertença de Deus

“Disse a Simão: ‘Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca’. Simão respondeu: ‘Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes’. Assim fizeram e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam.” (Lc 5,4-5)

Pode ser que estejamos cansados de tentar ser feliz, de querer ser alguém neste mundo, mas o que podemos aprender com o Evangelho é que somente quando nos direcionamos para quem pertencemos vamos ser realmente felizes. Pedro nos mostra que não é lançar a rede por lançar, mas porque esse ato é da vontade Deus.

Qual é a vontade de Deus para sua vida? Você sabe para que veio a este mundo? Qual é a sua missão?

Não se canse, pergunte para Deus qual é a sua missão, pois, muitas vezes, nos cansamos tentando fazer os nossos projetos pessoais, mas esses não são da vontade de Deus.

Será que a sua vida diz a quem você pertence? A sua vida só dirá a quem você pertence se ela estiver direcionada Deus. A sua vida prova de quem você é?

Não tenha medo de colocar a sua vida nas mãos de Deus, pois somente Ele tem a receita de quem realmente você é.

Leia mais:
:: O dom da profecia
:: Onde se esconde a força da profecia

“Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens”.” (Lc 5,10b)

Pedro era pescador. Jesus não ignorou a história de Pedro, não lançou mão das escolhas que o discípulo havia feito. Pedro escolheu ser pescador, mas quando deixamos Jesus entrar na nossa vida, Ele pega a nossa história e, sem desprezar nada, Ele é capaz de transformá-la. Pedro era pescador de peixe e Jesus o fez pescador de homens.

Quantas ocasiões, na nossa história, queríamos jogar fora, mas Jesus não despreza nada. Como em Pedro, Jesus quer pegar tudo isso e transformar em caminho de santidade. Dar passos em direção àquele que pertencemos. E cada passo se transforma em matéria-prima para a santidade.

Deus não ignora as escolhas que fizemos, pois elas já estão feitas, mas quando Ele entra no barco da história, Ele transforma tudo, fazendo de nós homens e mulheres novos, pois nós somos de Cristo e Cristo é Deus.

Mesmo que suas escolhas não mostrem que você é Deus, você pode voltar para Aquele a quem você pertence. Nós somos pertença do Senhor.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

Adquira essa pregação pelo telefone (12) 3186-2600 ou assista no play.cancaonova.com

↑ topo