Não queira entender o amor de Deus somente com a razão

Materia_P_padreAdrianoZandona

Padre Adriano Zandoná – Foto: Arquivo CN

Deus quer nos falar de coração para coração.  Como nos diz a Palavra de Deus, Ele nos atrai com carinho e amor.

Thomas Mérton, monge e escritor católico do século XX, disse não haver distância maior do que entre nossa mente e nosso coração. Por isso, muitas vezes, é difícil entender a linguagem do coração de Jesus por nós, pois nossa razão atrapalha nossa relação com Ele.

Não queiramos entender o amor de Deus somente com a razão, pois excede nossa razão. Muitas vezes, queremos entender o amor divino com nosso jeito de pensar, mas precisamos confiar em Deus de coração para coração. Não queiramos entender tudo, porque não o conseguiremos. Não quero dizer que temos de ser irracionais, porque precisamos buscar conhecimento, crescer intelectualmente, mas, em alguns momentos, temos de dobrar a razão diante de Deus, porque Ele não cabe em nossa cabeça.

O primeiro passo que devemos dar é encurtar a distância entre nossa cabeça e o nosso coração. Se as coisas não aconteceram como esperávamos, não deixemos de confiar em Deus. Fé é isso: nós damos o passo e Deus coloca o chão.

Em nossa vida existe a dinâmica das escolhas, mas nem tudo é nossa culpa. Na Bíblia, vemos a história de Tobit. Ele fazia o bem, mas ficou cego; então, sua esposa passou a trabalhar por dois, e ela insultava o marido pelo fato de ele ser de Deus e, mesmo assim, ter-lhe acontecido tal coisa. Muitas situações em nossa vida não estão ao alcance de nossas escolhas, como foi na vida de Tobit. Será que em meio às coisas ruins que nos acontecem, o coração de Deus para de bater forte por nós? Não! Deus continua a nos amar.

Tobit nos deu um testemunho em meio às tribulações que passou, porque soube aprender do coração de Deus; e, depois de certo tempo de sofrimento, o Senhor cumpriu as promessas feitas a ele. O filho casou-se e Tobit recuperou a visão.

Na leitura de hoje, Tobit, pai de Tobias, ordena que o filho vá pagar uma dívida, e quem o acompanha pelo caminho é Rafael. Este, porém, revela-se como anjo e afirma que Deus sempre esteve atento às orações do velho Tobit.

Não desista de caminhar em Deus e confiar n’Ele. Acredite, pois quando o Senhor abre uma porta, nenhum inferno pode fechá-la. Pode ser que, em sua vida, muitas coisas não tenham dado certo, mas confie, pois, no momento certo, coisas boas vão acontecer.

Às vezes, coisas ruins acontecem por nossas irresponsabilidades; outras não acontecem por nossa escolha. Mas de tudo Deus pode tirar um bem maior. Só os sonhos d’Ele nos realizam e nos fazem felizes verdadeiramente. Prostre a sua razão diante de Deus e mostre-Lhe suas dúvidas, medos e sofrimentos. Você tem um coração revoltado, magoado e triste? Jesus quer realizar em você as maravilhas que realizou na vida de Tobit.

Não sei o que está no seu coração hoje, talvez você esteja cheio de perguntas sem respostas, frustrações, emoções tristes, revoltas, mágoas ou razões que a própria razão desconhece, mas ouça o coração de Deus, pois o ouvido é o caminho do coração. Deus tem coisas a falar para você.

Transcrição e adaptação: Rogéria Nair

↑ topo