A viúva e o juiz

Padre Vicente

A viúva e o juiz

Padre Vicente de Paula celebrou a homilia durante o Acampamento “A Cura dos traumas da morte”, sobre o Evangelho: A viúva e o juiz.

Evangelho (Lc 18,1-8)

Aquele que acredita que tem fé vai passar por dores, dificuldades, adversidade, sofrimento, situações iguais daquele que não tem fé, mas a diferença está na fé, porque, aquele que tem fé alicerçada sobre a rocha, na hora derradeira, na hora da morte, na hora da dor, usará a fé para poder aguentar firme.

A fé nos dá duas coisas; e, a partir disso, vemos a diferença entre uma visão cristã da morte e uma outra visão, ou quem sabe até uma visão pagã sobre a morte.

A fé nos dá suporte, nos dá alicerce. A fé nos dá apoio na hora da dor, da dificuldade, na hora da situação difícil, na hora da enfermidade, na morte.

Eu tenho dó de homens e mulheres sem fé, pois quem não tem fé não tem chão, não tem apoio. A fé nos dá suporte e, ao mesmo tempo, nos dá visão para enxergar além.

A fé faz com que você descubra algo fundamental, muito mais do que os seus olhos podem ver. Você é muito mais do que os seus olhos podem ver. É essa a visão que a fé nos proporciona, que o ser humano é muito mais do que os olhos podem ver.

A visão cristã sobre a morte nos faz olhar para Jesus que assumiu em tudo a condição humana: passou pela dor, pelo sofrimento da morte e ressuscitou, é olhando para Ele que nós descobrimos, n’Ele, o sentido maior para sua existência.

Você não veio a esse mundo para passeio, você não veio a esse mundo para viver de qualquer jeito; e uma visão cristã sobre a morte faz você valorizar a sua vida.

A morte nos desnuda, nos faz olhar para o essencial, para aquilo que realmente importa.

Confira a homilia completa:

↑ topo