O maior milagre é você

Padre Antônio José. Fotos: Daniel Mafra/ CançãoNova

Padre Antônio José. Fotos: Daniel Mafra/ CançãoNova

“Foi dirigida a Jeremias a palavra do Senhor nestes termos: Vai e desce à casa do oleiro, e ali te farei ouvir minha palavra. Desci, então, à casa do oleiro, e o encontrei ocupado a trabalhar no torno. Quando o vaso que estava a modelar não lhe saía bem, como sói acontecer nos trabalhos de cerâmica, punha-se a trabalhar em outro à sua maneira. Foi esta, então, a linguagem do Senhor: casa de Israel, não poderei fazer de vós o que faz esse oleiro? – oráculo do Senhor. O que é a argila em suas mãos, assim sois vós nas minhas, Casa de Israel” (Jeremias 18, 1-7).

Eu não sei o que você está vivendo, mas sabemos que muitas pessoas estão nos hospitais, nos presídios, e nós poderíamos dizer-lhes o que o profeta Jeremias afirmou: “Desci, então, à casa do oleiro, e o encontrei ocupado a trabalhar no torno”. Talvez o seu coração esteja endurecido, saiba que o Senhor, que é o Oleiro, quer trabalhar nele. Você está nas mãos do Oleiro! Confie, porque Ele ainda não acabou a obra. Aquilo que o Senhor começa a fazer Ele o termina; eu tenho certeza de que Ele vai completar a obra.

O que Deus precisa para fazer um milagre em sua vida? Milagre não é algo estranho e raro, porém, ele vem só de Deus. A matéria-prima que o Senhor precisa não são as suas forças, não são as nossas soluções. A matéria-prima que Ele precisa para fazer o milagre na sua vida é a sua fé.

Talvez algumas pessoas que estavam em seu caminho tenham ido embora; ou talvez a sua saúde, que estava ótima, de repente tenha piorado. A vida pode lhe tirar tudo, menos a sua fé. Se você tiver fé do tamanho do grão de mostarda, Deus fará milagres em sua vida. É com essa fé que Deus Pai trabalha.

Há pessoas que reclamam de tudo e dizem não ter fé. Jesus disse que não é necessário ter toda a fé do mundo, basta que ela seja do tamanho de um grão de mostarda. Infelizmente, há cristãos que não dão atenção para esse pequeno “grão de mostarda” da fé. Essa fé do tamanho de um grão de mostarda é capaz de completar o que Deus quer realizar na sua vida. Use a sua fé hoje e Deus vai realizar o resto.

Quem vive da fé vive da Palavra. No Novo Testamenho, na Carta de São Paulo aos Romanos, no capítulo 8, 28, está escrito que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os Seus desígnios. Quem vive da fé vive desta certeza: todas as coisas concorrem para o nosso bem.

O apóstolo começa a dizer assim: “Aliás”, ou seja, “entretanto”. Talvez você pense: “Ai, meu Deus, quanto mais eu rezo tanto mais tentação aparece”. Se você vive da fé e cuida do “grão de mostarda” que você tem nas mãos, na sua vida você não perde nada. Deus pode usar até da nossa fragilidade e limitação para nos fazer experimentar a fortaleza d’Ele. Eu não sei o que você está vivendo, mas Deus sabe e pode usá-las [fragilidades e limitações] para fazer com que a obra d’Ele aconteça na sua vida. Jesus disse que nada nos arranca da vontade de Deus. Até mesmo as coisas que nós não achamos boas, Deus pode fazer com que elas concorram para a nossa salvação.

Conheço pessoas que teriam todos os motivos do mundo para ficarem na tristeza e na depressão, mas elas optaram por viver em Deus e são canais da graça para outras pessoas.

Eu não sei o que você tem vivido, mas Deus o pode utilizar para o seu bem. Há pessoas que deparam com situações difíceis, se desmoronam e se entregam ao desânimo. Não desânime no meio do caminho! Deus ainda não finalizou a Sua obra em sua vida! Todas as pessoas que fazem reformas em casa se programam para gastar certa quantidade de dinheiro, e quando o servente começa a mexer na obra, muitas acabam percebendo que precisam de arrumar outras coisas que não estavam no orçamento. Algumas param a obra porque vão precisar de mais de dinheiro. Da mesma forma, quando os nossos “recursos” acabam e quando alguma coisa acontece fora dos nossos planos, os recursos do Pai não acabam! Deus pode ajudá-lo a terminar a obra de salvação em sua vida. Todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus.

Não deixe espaço dentro de você para nenhuma desconfiança para com o Pai do céu. Deus cuida de nós e pode mudar qualquer situação, porque todas as coisas cooperam para o nosso bem!

Muitas pessoas têm a medalha de São Bento, em cuja oração está escrito: “bebe tu mesmo do teu próprio veneno”. Porque nós sabemos que, nas dificuldades, Deus Pai está conosco. Confiança é o antídoto de Deus para qualquer tipo de armadilha do inimigo. Não desanime! Você é a luz do mundo. Deus tem cuidado de nós.

"Você está nas mãos do Oleiro. Confie!", anima padre Antônio. Fotos: Daniel Mafra/CançãoNova

“Você está nas mãos do Oleiro. Confie!”, anima padre Antônio. Fotos: Daniel Mafra/CançãoNova

Há muitos anos, havia nos Estados Unidos uma serva de Deus conhecida com “Miss Haleluia”, porque em tudo ela dizia: “Aleluia!”. E e ela tinha um vizinho que ficou irritado com isso, então ele pensou em fazer alguma coisa. Foi à mercearia e comprou uma cesta cheia de compras e pensou: “Vou ficar escondido para mostrar a ela que eu que a comprei”. Ela viu a cesta e disse: “Aleluia, Senhor! Obrigada por essa cesta!”. O vizinho disse: “Eu que a comprei!”. A senhora então disse: “Obrigada, Senhor, por essa cesta que o Senhor me deu e fez até o diabo pagar”.

Quando você adora a Deus, a sua oração o faz parar de olhar para o problema e olhar para Ele. Quando você não souber o que orar, adore a Deus. Dentro do seu coração habita o Espírito Santo de Deus. Adorando, você vai ver que o seu problema é grande, mas vai perceber que Deus é maior do que essa dificuldade. Quando você adora, você engradece a Deus.

Quem vive de fé confia e sabe que tudo concorre para o seu bem. Louve a Deus. Infelizmente, lá fora, nós não somos ensinados a adora, mas à nos sentirmos revoltados. Se você louvar e confiar com a força dessa oração, você vai conseguir continuar o seu caminho.

Deus ama a todos sem distinção, mas só quem O ama sabe fazer de todas as coisas matéria-prima para o bem. A Palavra já diz: “Todas as coisas concorrem para o bem segundo os seus desígnios”. Deus está comprometido em levar você até Seus planos de salvação.

No Evangelho de domingo passado Jesus dizia que ia ser perseguido, morto e ressuscitaria no último dia. E São Pedro disse: “Senhor, não deixe que isso aconteça”. Então o Senhor disse: “Afaste-se de mim, satanás, porque os teus pensamentos não são os de Deus”. Mais na frente Jesus disse: “É preciso deixar algumas coisas”.

Há muitos cristãos que não querem fazer a vontade de Deus. Irmãos, falar de fé não é falar do sentimento gostoso que acontece em nosso interior. Fé é muito mais do que emoção, fé é também razão e decisão.

Na Palavra está escrito que: “Quando o Espírito Santo vier, Ele te ensinará todas as coisas!”. Porque, muitas vezes, não sabemos nada. Nós precisamos ser verdadeiros e quando não soubermos o que fazer, precisaremos pedir ajuda ao Senhor. Nós poderíamos ir muito mais longe se dependêssemos mais de Deus. Há momentos na vida em que, se não dependemos de Deus, ao chegarmos ao fim do dia, percebemos que estamos fatigados. Há uma passagem bíblica que diz que o Senhor renova as suas forças como a da águia. Jesus quer ser o Mestre da sua vida.

O que hoje na sua vida tem que deixar de ser do seu jeito e começar a ser do jeito de Deus? No seu coração o que precisa começar a ser do jeito de Deus? Em Romanos termina: “Tudo concorre para o bem daqueles que confiam em Deus”.

Sabe qual o melhor milagre que Deus quer fazer na sua vida? É você! O maior milagre não é só curar o seu pé direito, sua cabeça, etc., mas transformar o coração amargo e descrente. O propósito de Deus é lhe dar um coração como o de Jesus. Moldar o seu coração para ficar parecido com o de Jesus. Uma coisa eu lhe digo: Não dá para ficar com o coração igual o de Jesus se você não passar pela cruz.

Aos olhos do Pai, as chagas de Jesus são a nossa salvação. Pode ser que hoje você se sinta pregado na cruz, porque Jesus nos diz que para cada dia temos uma cruz. Mas eu quero lhe dizer que as feridas que hoje você tem, um dia vão ser tocadas pelo Pai. As suas feridas vão ser o seu troféu, porque você segue os passos de Jesus Cristo. Depois dessa cruz na sua vida, Deus tem um caminho lindo para você. Depois dessa prova o Pai tem um troféu para você. Não desista do que Deus está fazendo na sua vida. O maior milagre que Deus está fazendo em você é transformar o seu coração para que ele seja semelhante ao de Jesus.

 Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D’Onofrio

↑ topo