Ore sem cessar

Padre Ivan. Fotos: Daniel Mafra/CançãoNova

Padre Ivan. Fotos: Daniel Mafra/CançãoNova

Vamos caminhar na Palavra de Deus. Vamos voltar à Palavra que nos faz retornar no coração de Deus (cf. Ef. 6,10)

“Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares. Tomai, portanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever. Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz. Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus. Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos. E orai também por mim, para que me seja dado anunciar corajosamente o mistério do Evangelho, do qual eu sou embaixador, prisioneiro. E que eu saiba apregoá-lo publicamente e com desassombro, como é meu dever!

Esta Carta que São Paulo nos dá várias ordens: “Fortalecei-vos no Senhor”. Não é nas coisas do mundo que vamos encontrar forças, mas no Senhor. Depois: “Revesti-vos das ciladas do demônio”. “Tomai portanto a armadura de Deus”. “Para que possa se manter inabalável no cumprimento do vosso dever”.

Como você tem caminhado na vontade de Deus? Nós precisamos estar atentos, em alerta, porque senão vamos cair. Temos várias ordens: “Ficai alerta e em prontidão com a Palavra”. Como está a leitura da Palavra na sua casa? Você conhece as promessas de Deus? A sua Bíblia está pegando poeira ou já está na hora de comprar outra? Comece, a partir de hoje, a ter essa prontidão com a Palavra.

Encontramos mais ordens do Senhor em Efésios: “Intensificai vossas orações”. Isto é, orai constantemente. São Paulo ainda continua: “Orai constantemente no Espírito”. Orar sem cessar é perseverar no caminho do Senhor. Quando você foi batizado, recebeu três dons: o de ser sacerdote, profeta e rei. Você precisa tomar posse de que é um profeta do Senhor.

"A oração nada mais é do que viver um ritmo e uma melodia divina", ressalta padre Ivan. Fotos: Daniel Mafra/ Cn

“A oração nada mais é do que viver um ritmo e uma melodia divina”, ressalta padre Ivan. Fotos: Daniel Mafra/ CançãoNova

                                  :: Veja as fotos deste acampamento

Por intermédio da misericórdia de Deus, nós nos tornamos profetas. Profeta é aquele que assume viver a vontade de Deus até no último momento. O profeta precisa anunciar com o testemunho de vida. Se hoje você está no caminho de Deus é porque alguém foi canal da graça, foi profeta na sua vida.

No Evangelho de João, Jesus sopra sobre os apóstolos o Espírito Santo. Viver no Espírito, movido em oração, é estar em sintonia com o Espírito Santo a todo momento. É necessário ter uma vida de oração no Espírito para ser essa pessoa nova.

Como está a sua vida de oração? Sua vida de oração tem feito você testemunhar a ponto de que os outros vejam Cristo em você?

A Palavra de Deus nos leva a viver na verdade. E a verdade tem um nome: é Jesus Cristo. Uma das maiores dores que estamos vendo neste mundo é a de buscar a própria glória e não a de Deus. Buscar a glória de Deus é buscar, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua Justiça, como nos relata o Evangelho de Mateus, capítulo 16.

Quando buscamos o Senhor experimentamos os frutos do Espírito e recebemos os acréscimos de Deus. Quando assumimos a vida em Cristo, começamos a ser a presença de Deus na vida dos outros. “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (cf. Rom 8).

Recentemente recebi a notícia de que minha tia está com câncer, mas minha prima disse que ela fala sorrindo que está com essa enfermidade. Buscar o Reino dos Céus é estar cheio de Deus. Nós precisamos estar a todo momento em oração, porque nunca sabemos a hora que as perdas e as doenças vão acontecer.

Se alimentamos a necessidade de estar com o Senhor, vamos ter a clareza de que tudo vai passar! A oração nada mais é do que viver um ritmo e uma melodia divina. Ela nos sustenta, nos fortalece e nos dá a certeza de que precisamos do Senhor. Em João, capítulo 15, o Senhor nos diz: “Sem mim, nada podeis fazer”.

Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D’Onofrio

↑ topo