O espírito está pronto, mas a carne é fraca

oespiritoestaprontomasacarneefraca

Alberto Rodrigues. Foto: Rogéria Nair/cancaonova.com

Só pela oração poderemos fortalecer a nossa carne

Quem tem problemas? Apresente-os a Jesus porque Ele é a solução dos nossos problemas. Jesus quer que levemos para Ele todas as nossas dificuldades. Todos nós temos problemas.

Sou da cidade Ferreiros, Pernambuco, estou há dezessete anos na Obra de Maria. Talvez você pense que quem está na caminhada na Igreja não tenha problemas. Mas tem sim! E talvez os tenhamos mais ainda, porque somos chamados a carregar e a dar suporte ao povo de Deus. Aqueles que são consagrados a Deus têm esta missão. Leva um povo consigo e leva os seus problemas e dificuldades também. A nossa vida de consagrados é também ajudar a Jesus a carregar a cruz, que são os problemas do povo de Deus.

O grande meio para alcançarmos de Deus a salvação e todas as Suas graças é a oração” (São Luís Maria Grignion de Montfort). Quando entramos para o trabalho de Deus e nos consagramos a Ele, nós nos dispomos a fazer tudo e a servi-Lo em tudo aquilo que for necessário. E assim foi comigo, passei a servir ao Senhor dentro da Comunidade Obra de Maria; contudo, com o tempo, isso me levou a esfriar na oração. Eu entendia que precisava me doar ao próximo e fui relaxando na oração e já não ia mais à Santa Missa. E quando entramos por este caminho de esfriamento as coisas só pioram, pois entramos no ativismo e vamos deixando a oração de lado.

Isso foi acontecendo em minha vida. Fui deixando Deus de lado e voltando às coisas velhas. Tudo aquilo que era espiritual me incomodava. As coisas do mundo vão voltando com força em nossa vida quando nos afastamos de Deus. As dificuldades tornaram-se enormes e pesadas. Eu perdi a intimidade com Deus nesse tempo, mesmo estando dentro da comunidade. Jesus falava comigo, mas eu não O ouvia. O tempo foi passando e essas coisas que se passavam dentro de mim só eu e Deus sabíamos.

É muito pesado querer servir a Deus sem O escutar. Como fazer alguma coisa para Ele sem consultá-Lo? A única coisa que me sustentou neste período de aridez espiritual e dor foi dizer para Jesus: “Eu não faço mais nada, mas se eu deixar de comungar vou morrer! Se deixar de recebê-Lo, eu não vou aguentar!”. Eu recebia Jesus na comunhão por saber que aquele era o único remédio da minha vida. E já não perdia mais a Santa Missa por saber que, do jeito eu que estava, Jesus estaria perto de mim. E eu me perguntava: “Será que eu posso comungar?”. E me vinha ao coração: “É a única coisa que você tem!

Quando mudei para o condomínio, no ambiente da comunidade, eu senti que já havia algo de especial acontecendo comigo. Logo que começamos a morar lá, num dia em que eu já estava dormindo, minha esposa veio e me acordou e disse: “Eu sinto que devemos rezar!”. Eu não esqueço aquele momento, quando, de repente, veio um fogo do Espírito Santo que eu nunca havia sentido em minha vida. Quando eu levantei, senti que algo havia mudado em minha vida. E uma coisa dentro de mim me dizia: “Pega o terço!”. E passei o resto da noite rezando o meu rosário. A partir daquele dia, a minha vida foi outra, pois percebi que, sem Jesus, não dá para viver e que sem a oração também não dá. E senti Jesus falar ao meu coração: “Faça a sua consagração a ela”.

Você quer uma nova vida? Muitas pessoas estão fracas na fé e estão pensando em desistir da Igreja Católica, mas tenho uma coisa a lhe dizer: Só a oração vai poder sustentar você! É a oração que vai lhe dar a graça necessária para você ser sustentado.

Em São Mateus 26,41 está escrito: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação”. Eu pensava que era forte e que estar na Comunidade Obra de Maria me bastaria. Deus quer que trilhemos um caminho de intimidade com Ele. Precisamos escutar o Senhor todos os dias. No entanto, só conseguiremos intimidade com Ele pela oração. Esse é o caminho que o Senhor colocou para nós.

Nas aparições de Nossa Senhora, o que ela mais pede é que as pessoas rezem. Por que Nossa Senhora insiste em que devemos rezar? Porque precisamos reconhecer a nossa fraqueza e Deus precisa remodelar nossa vida. Muitas vezes, nós nos sentimos melhores dos que os demais porque estamos na Igreja. Não podemos pensar assim. Deus está nos chamando à oração. Só temos intimidade com Ele pela oração. Meditemos a Palavra em Lucas 18, 10.

Deus acolhe um coração sincero, mas, ao mesmo tempo, rejeita aqueles que são pecadores e orgulhosos. O segredo para chegar ao coração de Deus é reconhecer a nossa miséria porque somos pecadores. É difícil reconhecer que somos necessitados de Deus, porque, em nós, existem o orgulho e o desejo de vanglória. Por isso a cada dia, precisamos meditar este Evangelho (cf. Lucas 18, 10-43). Duas pessoas que foram para o mesmo lugar orar, mas quem rezou realmente foi o segundo, o qual saiu justificado por Deus.

Este é o segredo que devemos descobrir em nossa vida: Como devemos rezar? Precisamos reconhecer que sem Deus não dá. Quanto mais nos aproximamos de Deus, tanto mais nos achamos melhores. Quanto mais nos aproximamos d’Ele, tanto mais vamos encontrar as nossas fraquezas e pequenez.

Você reza todos os dias? Quem deixou de rezar o terço? Ou está afastado dos sacramentos? Eu me sinto muito mais forte agora [orando e vivendo os sacramentos], porque nós, da Obra de Maria, temos esta missão de reavivar a vocação das pessoas. Quantas pessoas, graças a Deus, estão voltando para Ele. Retome a oração! Comece pelo terço e, depois, você estará rezando o rosário. Busque os sacramentos.

Esquecemo-nos de buscar Deus, mas buscamos tantas coisas. O encontro com Deus é o maior dos milagres, porque isso nos leva à salvação. Reze por você e pela sua família. Reze todos os dias e apaixone-se pela vida de oração. Quanto mais estamos perto de Deus, tanto mais queremos procurá-Lo. Eu peço que o Senhor lhes dê esta graça de intimidade com Ele, porque vocês serão felizes. A felicidade é um grande segredo, e nós só descobrimos esta felicidade aos pés de Jesus.

Quantas coisas Deus quer curar em nós! Contudo, perdemos estas graças com coisas tão pequenas! Você que está afastado e distante da oração, volte para o Senhor! O Senhor quer curar você! Nós precisamos dar a Deus a oportunidade de trabalhar em nossa vida por meio da oração.

Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D’Onofrio.

Adquira esta pregação pelo telefone: (12) 3186-2600

contribuicaocn

↑ topo