Liberte-se dos sentimentos tóxicos e negativos

Adriano Gonçalves – Foto: Reprodução TV Canção Nova

A Palavra meditada está em Efésios 4, 25-28. São Paulo nos dá regras para termos uma vida sadia e um coração curado.

O primeiro passo é romper com a mentira e dizer a verdade. Rompa com a mentira. Em tempos de redes sociais, temos uma “vida fake” (estamos mal, mas postamos que estamos bem). É preciso falar a verdade com o próximo. Precisamos ser verdadeiros e estamos acostumados a ser mentirosos. Quando alguém nos pergunta como estamos, mesmo que estejamos mal, respondemos que estamos bem. Quando vamos reconhecendo a verdade sobre nós mesmos, a mentira vai embora.

O segundo passo é aceitar que você pode ficar irado. São Paulo diz que podemos ficar irados, mas não podemos pecar. O que faremos com esse sentimento? Sentir raiva não é pecado, isso é humanidade, mas o que fazemos depois pode ser um pecado. Por exemplo: se você sente raiva e depois fala mal da pessoa, em vez de falar diretamente com ela, isto é fofoca, e aí está o pecado. O processo é reconhecer e depois aceitar.

Assista um trecho da pregação

O terceiro passo é a reconciliação. O diabo é a divisão que acontece em nossas vidas. É tão ruim ter uma vida dividida, pois precisamos ser pessoas inteiras. Quando Paulo diz: “não dê chance ao diabo”, ele quer nos dizer: “Tenha uma vida inteira, uma vida integrada”. As pessoas que não se aceitam, dificilmente se integram. Precisamos nos reconciliar conosco, precisamos nos valorizar!

Reconcilie-se com você. Reconcilie-se com Deus. Reconcilie-se com a vida. Reconcilie-se com o outro.

O quarto passo é a integração. Não basta só não roubar, é preciso se cansar com o trabalho honesto, ter uma vida integrada. Detectamos as nossas fraquezas e queremos nos livrar delas, mas muitas vezes seremos como Paulo, com um espinho na carne, onde teremos que trabalhar constantemente com ela. Você só tem poder sobre a sua vida, não pode mudar o outro.

Deus nos respeita e Ele só vai até onde nós queremos e aceitamos.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

 

 


Adriano Gonçalves


Missionário da Comunidade Canção Nova

Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo