Deus pode fazer a nossa vida nova

Márcio Mendes

A vida nova começa quando nos colocamos em prontidão para ouvir Deus

A Palavra meditada está em São Marcos 9,14-29.

Essa Palavra nos mostra uma situação extremamente difícil, em que uma família destruída encontrou em Nosso Senhor Jesus Cristo a oportunidade de recomeçar e ter uma vida nova. Esse pai percebeu que Deus o impulsionava em direção a Jesus Cristo, pois era o único capaz de salvar a sua família, mas, em uma situação tão difícil, ele faz uma oração duvidosa: “Se tu podes alguma coisa, ajuda-nos”. Jesus não gostou daquela oração, pois ela não ajudava esse homem a crer mais, pelo contrário, ajudava-o a ser descrente.

Jesus nos dá uma palavra maravilhosa sobre a dúvida desse homem: “Se podes…? Tudo é possível para quem tem fé”. Pela fé, podemos mudar a nossa família, podemos vencer a depressão, a enfermidade e podemos conquistar a eternidade.

A força da oração

Depois de tantas batalhas que travamos, ficamos nos perguntando por que não conseguimos melhorar o casamento, por que não conseguimos levar um filho para Deus, por que não conseguimos sair de uma perseguição, por que a doença não vai embora ou por que, em casa, as brigas não cessam. Existem certos males, dificuldades e problemas que só podem ser vencidos pela vida de oração.

A nossa vida, muitas vezes, não vai bem, porque o nosso relacionamento com Deus é fraco; e quando o nosso relacionamento com Ele é fraco, sentimos as consequências. A fé fraca é aquela que só funciona quando tudo está bem em nossa vida.

A falta de fé fecha o nosso coração

Há pessoas que tem uma fé doente, ou seja, ela está na igreja no domingo, mas, durante a semana, procura um lugar que resolva seus problemas financeiros, quer saber sobre o futuro. Precisamos entender que a falta de fé fecha o nosso coração para receber o que Deus quer realizar em nossa vida.

Quando dizemos que fé é confiança em Deus, é a certeza de que Ele vai cuidar de nós, independente do que nos acontecer. Se mantivermos em alto nível a nossa confiança no Senhor, podemos passar por vários percalços, mas Ele estará conosco.

A falta de fé é uma infelicidade, e desagrada a Deus. Tornamo-nos infelizes quando nos permitimos viver sem o Senhor. A vida nova começa quando nos colocamos em prontidão para ouvi-Lo.

Caminhemos com Deus

Quem não caminha com Deus vive para reclamar, porque a vida se torna ruim à medida que nos afastamos d’Ele e vamos vivendo sem fé.

São Marcos registrou esse momento para nos mostrar até que ponto o mal pode prejudicar uma família que tirou Deus do meio dela. Chega uma altura da vida, em que todos se separam, não se veem mais e colhem os piores frutos.

A Palavra diz que o filho estava atormentado e doente; o pai estava doente de desespero e a mãe não é citada na Palavra, porque, provavelmente, não tenha aguentado e tenha falecido. 

Os males podem ser expulsos pela oração

Talvez, ao fim deste ano de 2018, a oração de muitos seja essa: “Senhor, eu não aguento mais sofrer”. Em todas as circunstâncias, podemos encontrar situações que nos impedem de avançar, pois tiram a nossa paz. Se permitirmos, a nossa vida vai travar, e não conseguiremos avançar com ela, porque o mal não se cansa de querer acabar com a nossa paz. Há males que só podem ser expulsos pela oração.

Tudo é possível a quem está em sintonia com Deus pela oração, tudo é possível para quem Lhe obedece. Tudo o que estamos vivendo, hoje, as situações corriqueiras, podem ser usadas para nos afastar do Senhor.

Deus pode fazer a nossa vida nova

Para chegarmos à restauração da nossa família, Jesus insiste em nos mostrar que precisamos nos unir a Ele. Ele insiste em nos mostrar que ter fé é obedecer à vontade de Deus, e que tudo o que fizermos de maneira santa pode nos levar ao Céu.

Se não aprendermos a viver os nossos relacionamentos na presença de Deus, não seremos bons pais, maridos, filhos nem irmãos. Se não tivermos uma vida nova, se ela for cansativa, problemática, é porque não ouvimos o único que tem palavras de vida eterna. Deus pode fazer a nossa vida nova desde que Lhe permitamos no ajudar.

Quando buscamos Deus somente na hora dos problemas, a nossa vida se torna fraca. Para sermos bons de oração, precisamos rezar sempre.

Confira também:
.:Viva a vida nova em Cristo
.:Liberte-se para uma vida nova
.:Perdoar é tomar a decisão de começar uma vida nova

Banner do canal PlayCancaonova no Youtube

Transcrição e adaptação: Karina Silva.

↑ topo