Deus te chama a escutá-Lo, para que tenhas vida nova

Padre Roger Luís

A nossa meditação estará no contexto da escuta de Deus.

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo seu coração, de toda sua alma e com todas as suas forças. Que todas essas palavras, que hoje lhe ordeno, estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. (cf. Deuteronômio 6,5-7)

Essa palavra de Deuteronômio ainda se encontra no coração do povo judeu. Para eles, essa é a palavra mais importante, que deve ser pronunciada pelo judeu na parte da manhã e no fim de tarde todos os dias.

Essa é a primeira palavra que o pai ensina a seu filho: Shema,  ouça, escute, Israel! O Senhor seu Deus é o único Senhor.

Ele é eterno, indivisível, o único Senhor de nossa vida; e só pela escuta dela conseguiremos ser fiéis, perseverantes, seguidores de Cristo.

Deus tem para cada um de nós vida nova. Queiramos escutá-Lo cada vez mais, para que isso se cumpra em nós.

O pedido que o Pai nos faz sempre vem precedido por Seu amor. Ele é amor, e nós somos amados. Precisamos ter a consciência de que somos amados para nos decidirmos pelo Senhor. Se tivermos essa consciência, nossa decisão será de obediência a Ele.

Obedecer está totalmente lincado com a capacidade de escutar. Quem não ouve não tem a capacidade de obedecer. “Escuta, Israel! Para que, ao escutar, obedeça!”

Quem escuta outras vozes que não são de Deus se perde pelo caminho.

O Senhor colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.

E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque, no dia em que dela comer, certamente você morrerá” (Gênesis 2,15-17).

Esse foi o único pedido de Deus a eles. Porém, ao contar uma meia verdade, o demônio seduziu a mulher e a enganou. Na interferência do mal, a humanidade parou de escutar a Deus para ouvir outra voz.

Com a lei, Deus estava amando Adão e Eva, mas a serpente deturpou a palavra do Senhor. A quem você tem escutado? A quem você tem ouvido?

Quando deixamos de escutar o Senhor, entramos no campo da vida velha. Talvez, tenhamos vivido momentos difíceis em relacionamentos, e insistimos em entrar 2019 sem escutar Deus, vai entrar no novo ano amargo e velho! Esse é um exemplo de que, quando deixamos de escutar Deus, arrastamos a velharia de um ano para outro.

Deus o chama a mudar hoje, mas Ele não vai interferir se você quiser insistir no seu pecado e na vida velha.

Transcrição e adaptação: Rogéria Nair

Confira também:
.:Viva a vida nova em Cristo
.:Liberte-se para uma vida nova
.:Perdoar é tomar a decisão de começar uma vida nova

Banner do canal PlayCancaonova no Youtube

↑ topo