Mandamentos: o caminho da felicidade

“Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração”

Compartilhemos da Palavra do Senhor: “Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração. Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás; seja sentado em tua casa; seja andando pelo caminho; ao te deitares e ao te levantares. Atá-los-ás à tua mão como sinal, e os levarás como uma faixa frontal diante dos teus olhos. Tu os escreverás nos umbrais e nas portas de tua casa” (Deuteronômio 6, 4-9).

A minha alegria de estar nesse acampamento é saber que você está aqui, passando o seu final de ano para consagrar todo o seu ano de 2006 que se inicia. Neste Centro de Evangelização, Deus quer manifestar o seu poder. Esse lugar é santo e você não sairá daqui sem ter uma experiência com Deus.

Nós estamos tendo o privilégio que muitos gostariam de ter: estamos aqui ouvindo. A Palavra do Senhor nos fala dos mandamentos. Deus quer, no dia de hoje, gravar os mandamentos no seu coração. E não só no seu coração, mas no coração dos seus filhos, de toda a sua família e em toda a sua casa.

Não permitamos que o inimigo entre em nossos lares

Quando você visita um judeu ortodoxo, as portas de sua casa estão marcadas com os mandamentos. Nós, hoje, precisamos marcar as nossas portas com o sinal da salvação. Vamos consagrar o ano de 2006 e nosso lar ao Senhor, pois não permitiremos que o inimigo entre em nossos lares.

O 1° mandamento é: “Amarás o Senhor teu Deus com toda a tua força e com toda a tua alma”. Mas, para que os mandamentos do Senhor tenham efeito na nossa vida, nós precisamos ouvir a voz e a vontade de Deus. É necessário ouvirmos, pois a Palavra de Deus é luz para nossos passos, é libertação. E, quem quer ser liberto, precisa ouvir a vontade de Deus.
Quem ouve a Palavra de Deus é semelhante a um homem sábio. Quando entramos em uma livraria, vemos que as prateleiras estão lotadas de livros de “autoajuda” – todos estão procurando ajuda, mas na verdade, eles estão procurando sabedoria.

E o homem sábio é aquele que firma a sua casa no Senhor. A Palavra de Deus realiza a sua eficácia porque a ouvimos. Você só será feliz se você praticar a Palavra de Deus. Ouvindo a Palavra de Deus, precisamos ter a intenção de praticá-la.

Os mandamentos do Senhor são caminhos de vida e de liberdade

Existe uma passagem bíblica que diz que um pai tinha dois filhos. Ele chamou o primeiro e disse: “Filho, vai trabalhar na vinha”. E o filho respondeu dizendo que sim, mas não foi. O pai chamou o segundo, mas esse respondeu que não, mas acabou indo. Qual deles obedeceu ao pai? O segundo, porque fazer a vontade do Pai, muitas vezes não implica fazê-la com a boca, mas obedecer com o coração.

Em Mateus 19, 16-22, vemos que a primeira coisa que temos que reconhecer é que Deus é bom, que Deus é amor. A única razão que justifica estarmos aqui é que Deus é bom. E por Ele ser bom e te amar demais, Ele te trouxe até aqui para te agraciar. Para retirar de ti toda a tristeza, todo o lixo que o mundo foi depositando ao longo do ano.

Ano novo é casa limpa; e Jesus abre a porta para você. Se queres ter a vida eterna, abra a porta do seu coração. Eu vim buscar a vida verdadeira; e ela não se acaba depois das festas. Vida nova começa hoje, com a sua decisão.

Os mandamentos do Senhor são caminhos de vida e liberdade. Quando nos afastamos dos caminhos do Senhor perecemos. É por isso o Senhor te trouxe à Canção Nova: nestes dias Ele quer se revelar a você. Mas para ter essa experiência com o Senhor é necessário se prostrar, deixar cair por terra os apegos, deixar que Deus conduza a nossa vida.

Entregue as rédeas da sua vida a Deus e tenha uma vida nova

Conversão é agarrar o Reino de Deus, é decisão. Se você tomar a decisão, você volta para casa com outra vida. E decidir-se é deixar tudo por causa de Jesus. “Tenho emprego, casa, marido, mulher, mas eles não podem ser maiores do que o meu Deus”. O jovem rico encontrou o maior tesouro e Jesus só pediu para ele desprezar tudo por causa d’Ele. E a Palavra diz que ele foi embora triste. E tudo porque ele não foi capaz de deixar tudo por causa de Jesus.

Uma vez perguntaram para Jesus o que era necessário para entrar no Reino de Deus e Ele disse que era necessário sermos como criancinhas, porque elas são desapegadas. O que salva é abandonar tudo como uma criança. Hoje, estamos recomeçando a nossa vida. E vou dizer um segredo: você está começando a sua nova vida muito bem, porque você está entregando as rédeas da sua vida nas mãos de Deus.

Santo Agostinho, no início da sua conversão, não conseguia dar passos, porque para tudo ele dizia: “Vou fazer amanhã”. E quando ele se deu conta que era necessário não deixar para amanhã, mas sim fazer naquele exato momento, ele viu que era possível caminhar.
Até quando vamos dizer: “amanhã, amanhã…”? Por que não dizer: agora? Muitas vezes você está pegando fôlego para pular no fosso. Eu tenho uma notícia maravilhosa, nós vamos pular para o outro lado juntos. Nós não passaremos de ano, passaremos de vida: da vida velha à vida nova.

Transcrição: Priscilla Rodrigues
Fotos: Caio Rigotti

 

↑ topo