Sem o Espírito Santo, frustrarei meus propósitos

Evandro Nunes

Evandro Nunes, membro da Renovação Carismática Católica na Diocese de Santo Amaro (SP), pregou sobre o tema: “Sem o Espírito Santo, frustrarei meus propósitos!”.

Partilha da Palavra: Salmo 66,8-20:

“Bendizei, povos, ao nosso Deus, e fazei ouvir a voz do seu louvor, ao que sustenta com vida a nossa alma, e não consente que sejam abalados os nossos pés. Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos afinaste como se afina a prata. Tu nos puseste na rede; afligiste os nossos lombos. Fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água; mas nos trouxeste a um lugar espaçoso. Entrarei em tua casa com holocaustos; pagar-te-ei os meus votos, Os quais pronunciaram os meus lábios, e falou a minha boca, quando estava na angústia. Oferecer-te-ei holocaustos gordurosos com incenso de carneiros; oferecerei novilhos com cabritos. Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito à minha alma. A ele clamei com a minha boca, e ele foi exaltado pela minha língua. Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá. Mas, na verdade, Deus me ouviu; atendeu à voz da minha oração. Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia.”

Deus falou comigo e com você nas canções, na adoração, na pregação anterior; e Deus vai falar conosco de novo. O tema desta pregação: Sem o Espírito Santo, frustrarei meus propósitos.

É o Espírito Santo quem nos mantém vivos

O livro dos Salmos é o maior livro da Bíblia. Dos 150 Salmos, 55 deles são atribuídos a uma pessoa que carrega uma missão, ele se chama mestre do canto, o cantor-mor e, na tradição judaica, ele era o responsável, o chefe condutor dos levitas que cantavam, entoavam seus louvores no templo de Deus. Davi, que foi o maior salmista das escrituras, era também um mestre do canto. Então, dos 55 salmos que são de autoria do mestre do canto, Davi compôs alguns deles. E esse salmista, de modo especial, destacou que o tema deste Salmo é ação de graça pública.

E nós estamos aqui, na Canção Nova e, de certa forma, podemos chamar esse Acampamento de Ano Novo como uma espécie de ação de graça pública por tudo aquilo que Deus fez, pelas proteções, livramentos, pelas bênçãos atendidas, pelas vezes que conseguimos recomeçar.

E precisamos entender uma coisa que vai nos ajudar muito: quem é o salmista? Ele é aquele que, sem rodeios, sem medo, sem vergonha alguma, ele derrama a sua verdade diante de Deus. O salmista está no acampamento da Canção Nova, então, também deve ser aquele que, sem medo, sem vergonha e sem rodeio, derrama a sua verdade diante de Deus.

Esse mestre do canto faz no versículo 8 um convite: “Bendizei, povos, ao nosso Deus, e fazei ouvir a voz do seu louvor”. Quando ele diz isso, é para nos dizer: “Povo do acampamento da Canção Nova, erga adoração até que ela atinja o teto da Canção Nova; erga adoração e a faça chegar até as nuvens. E quando perceber que ela chegou até as nuvens, não se conforme, continue até que ela rompa as nuvens, atravesse elas, até que tenha certeza de que a sua adoração tenha atingido o trono onde Deus está sentado”.

E quando tiver a certeza de que atingiu esse nível de adoração, o Pai e o Filho se juntam para derramar o Espírito Santo sobre nós, porque o Espírito é o amor do Pai e do Filho. 

É o Espírito Santo quem nos mantêm vivos. Deus não perde, não perdeu nem perderá o controle do que acontece em nossa vida, reconheça que Deus é soberano, que Deus faz, que Ele cuida.  

O Espírito Santo não governa um coração orgulhoso  

Nós passamos por dias desafiadores, passamos pela água e pelo fogo, sofremos perdas e, às vezes, nos damos o direito de dizer: “Senhor, me livra da tribulação”; e nessa hora o Espírito Santo nos diz: “Meu filho, mais do que livrar você, quero que tenha a certeza de que estou entrando nela com você, vou sustentar você na tribulação, proteger e te levantar na tribulação, vou ensinar você na tribulação e sair com você dela”. 

O salmista nos ensina que é preciso passar pela tribulação, pois o Espírito Santo se torna o nosso amigo fiel quando nos encontramos com Ele também na escassez, pois ser fiel na abundância é fácil. E se você só faz louvor a Deus em situações favoráveis, você é muito previsível, mas quando você permanece com Ele nas situações difíceis, é que estamos em comum com o Espírito Santo.

Quer fazer sucesso no próximo ano? Faça a vontade de Deus

O Pai prometeu derramar o Seu Espírito não em quem merece, quem precisa, e sim que derramaria o Seu Espírito sobre todo aquele que o desejar. Quer fazer sucesso no próximo ano? Faça a vontade de Deus. Quando a gente faz o que somos bom em fazer, não é surpresa para Deus, mas quando fazemos o nos custa, aí sim surpreendemos a Deus. 

Padre Jonas falou durante décadas: “Aguenta firme, meu filho; aguenta firme, minha filha, não saia do propósito”. Muita coisa vai acontecer com a páscoa do Padre Jonas, ele foi um homem movido inteiramente pelo Espírito Santo.

Assista à pregação na íntegra:

 

 

↑ topo