A esperança está baseada na certeza

Dunga

Aproveite esta festa do carnaval como um verdadeiro cristão

Esta festa do carnaval é uma festa popular que, não é exclusivamente brasileira. Antes de meditarmos a Palavra de Deus para este momento; preciso “contextualizar” o que teria sido “Carnaval”, para os povos de antigamente.

Os povos antigos eram pagãos e tinham os seus deuses, eles tinham que acreditar em alguma coisa, homens sempre tiveram fé. Os deuses mais importantes para esses povos, eram os deuses da colheita, então, eles cultuavam esses deuses e faziam grandes festas para comemorar as grandes colheitas. Porém, na idade média, os romanos, dominaram quase tudo. O deus da colheita dos romanos era Saturno, e os romanos iam às ruas com seus “carros” em forma de barco, com homens e mulheres nus, para agradecerem pela colheita boa. E, assim, começou o carnaval.

Nessa mesma época, os cristãos, também puderam manifestar a sua fé e festejarem as suas colheitas. A diferença é que, os cristãos não tinham como deus, Saturno; e sim, Jesus Cristo.

Por que o carnaval é comemorado em fevereiro ou março? A data de comemoração desta festa, sempre é depois da lua cheia do outono, 46 dias antes da Páscoa.

Já, naquela, época os cristãos iam para as ruas e encontraram uma forma para comemorarem a festa da colheita: jogavam água uns nos outros para festejar, e nós estamos aqui, porque não somos pagãos. Somos cristãos autênticos, comemoramos o carnaval sim, mas de um jeito sadio.

Buscai sempre a Deus

Quantos cristãos que vêm aqui na Canção Nova durante todo o ano, e quando chega esta época, eles se esquecem de tudo que viveram durante o ano. Têm duas maneiras de comemorar o carnaval: como aqueles que adoravam o deus Saturno, ou como os cristãos que iam festejar de uma forma sadia.

A passagem que pregarei para vocês está em Mateus 6, 33: “Mas, buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo”. Esse versículo é palavra de salvação mesmo, porque estamos falando de um Deus que nos ensina que precisamos buscá-Lo em primeiro lugar, e tudo nos será acrescentado.

O nosso Deus é o Senhor do acréscimo, Aquele a quem louvamos na hora da providência. Deus , sabendo da nossa fraqueza e da dependência nele, Ele nos dá ao longo da vida o que precisamos. Essa é relação com o nosso Deus da providência que, não faz chover só na colheita, o Senhor faz chover na nossa vida todos os dias.

Tempo da Quaresma – tempo de mortificação e jejum

Mais do que mortificar a carne, vamos viver um tempo de jejum, que é um tempo maravilhoso, por isso sejamos alegres, fortes e perseverantes na esperança!

Nunca duvide que Deus está acrescentando na nossa vida! A primeira vez que pedirmos a Deus uma coisa, com uma oração verdadeira, tudo começará a ser acrescentado na sua vida.

Se buscar a Deus em primeiro lugar, tudo será acrescentado e as suas necessidades mudarão, porque, o Senhor lhe acrescentará o que precisa hoje.

Viemos aqui, na Canção Nova, para comemorarmos todas as “colheitas” que obtivemos, e nos prepararmos para a grande festa da Páscoa e devemos jorrar a água do Espírito Santo.

Precisamos ficar livres da carne e viver bem esses dias, e vamos entrar nesse tempo de mortificação e jejum. São 46 dias, depois da Quarta-feira de Cinzas, e vamos “explodir” na maior festa cristã, que é a Páscoa.

Como um bom cristão transborde essa alegria de um Deus, que acrescenta na sua vida.

Confira todas as fotos do Acampamento de Carnaval!

Veja mais:
.: Que o Deus da esperança vos encha de toda alegria
.: Deus quer que sejamos agradecidos e confiantes na esperança

Transcrição e adaptação: Alessandra Borges

↑ topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com