Santidade, o caminho pelas coisas pequenas e ordinárias

Antonieta Sales

Antonieta Sales
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

O Espírito Santo nos ajuda a galgar o caminho da santidade nas coisas pequenas e ordinárias

O homem foi criado bom por Deus, no entanto, pelo pecado, ele se afastou dessa natureza original. Deus, no entanto, é tão misericordioso, que nos deu a oportunidade, pelo Seu Espírito Santo, de voltarmos à santidade. Esse é um processo de conversão e transformação diária, realizado no cotidiano, seja no trabalho, nos estudos ou mesmo nos relacionamentos.

Não trilhamos o caminho da santidade sozinhos

Deus nos chamou à santidade e não nos deixou sós neste caminho, pois este não é um caminho que se possa seguir às cegas. Ele nos guia, por intermédio das coisas ordinárias e simples, usando delas para nossa santificação. Este é o caminho que Deus quer para nós, que não nos acostumemos com aquele que é o maior milagre: a transformação do coração do homem.

As coisas pequenas e ordinárias estão no nosso dia a dia, nos estudos, no trabalho, nos afazeres da casa. Nas coisas mais corriqueiras há a oportunidade para que o Espírito possa nos aperfeiçoar, ajudando-nos a seguir o caminho da santidade.

Maria é exemplo de humildade

Maria é nosso maior exemplo no caminho da santidade pelas coisas pequenas e ordinárias, pois, mesmo sendo a Mãe do Rei dos reis, não teve soberba; antes, humildemente, aceitou a vontade de Deus. Viu seu Filho sofrer e morrer pela humanidade, mas com humildade trilhou o caminho da santidade.

Quando trilhamos esse caminho, em cada momento de dificuldade, a Terceira Pessoa da Trindade no concede uma efusão especial, dando-nos força e sustento. O Espírito Santo está conosco e devemos sempre nos lembrar do nosso Consolador.

A santidade é um chamado para todos nós

A santidade é um chamado para todos nós, pois Deus deseja que nossa vida seja transformada; e isso só é possível pela ação do Espírito Santo, que vai nas pequenas e ordinárias coisas do nosso cotidiano, conscientizando-nos da nossa necessidade da graça e misericórdia de Deus.

Leia também:
É preciso buscar o perdão de Deus
Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo
Santidade é um chamado para todos

Só o Espírito Santo pode nos ajudar a alcançarmos a graça de Deus, pela qual o pecado é destruído em nossa vida, fazendo com que possamos ser homens e mulheres novos. Sempre que o Espírito trabalha na vida de alguém, há transformação.

Vamos, hoje, rezar ao Espírito Santo, para que Ele possa nos ajudar a trilhar o caminho das coisas pequenas e ordinárias, pedindo a Ele disciplina, organização e perseverança, a fim de que possamos trilhar esse caminho.

Transcrição e adaptação: Jonatas Passos

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo