A vitória de Cristo Rei e a heresia Milenarista 

Padre Duarte Lara

Durante o Acampamento de Cura e Libertação, o exorcista padre Duarte Lara falou sobre o tema: “A vitória de Cristo Rei e a heresia Milenarista”.

Em que consiste a heresia Milenarista?

Em nosso Catecismo da Igreja Católica, CIC 676:

A definição da heresia milenarista, de forma mais precisa, diz: “O milenarismo é uma falsificação do Reino futuro, da vida eterna: pretende realizar, na história, a esperança messiânica, e não pode consumar senão para além dela, através do juízo escatológico”.

O que quer dizer: É uma heresia dizer que aquilo que vai acontecer após o juízo escatológico, a vida eterna, se realiza na história. Essa é a alma da heresia milenarista, o céu não se realiza na história, só depois do juízo. Você vai ver Cristo face a face após o Juízo final.

Além da história, surgiram diferentes formas de milenarismo. De forma recente, a Igreja sempre condenou o comunismo como uma forma de milenarismo, como uma forma de criar um Céu na Terra, tecnicamente é um imanentizar a esperança cristã, é esperar um Céu aqui na Terra, e não além. Isso também chamamos de Teologia da Libertação.

O Céu não é agora, e não vai ser agora. E existem alguns elementos que são típicos das heresias milenaristas, e precisamos ter cuidado com eles.

Quais são as coisas que nós sabemos que só irão se realizar plenamente no Céu? A vitória do pecado sobre a morte e a visão beatífica, ou seja, conhecer Deus e ver Deus face a face, ver a humanidade santíssima de Jesus permanentemente.

Confira a pregação completa:

↑ topo