Perguntas e respostas sobre exorcismo

Padre Duarte Lara esclarece algumas dúvida sobre exorcismo

Perguntas e respostas sobre exorcismo-peduartelara

Padre Duarte Lara Foto: Paula Dizaró/cancaonova.com

O sacerdote da Diocese de Lamego, de Lisboa, Portugal, padre Duarte Lara, realizou, durante o “Acampamento de Cura e Libertação, na Comunidade Canção Nova, um momento de perguntas e respostas sobre o exorcismo.

Pergunta: Conheço padres que não são exorcistas, mas fazem exorcismo. Isso pode acontecer?

Padre Duarte Lara: Para rezar esse ritual que está no livro do exorcismo, é necessário uma autorização expressa do bispo. Então, um padre que não tem autorização expressa do bispo para rezar o exorcismo maior não deve o rezar, porque precisa de autorização; então, no fundo, ele está desobedecendo. Quem quer seguir Jesus se faz obediente. 

O padre pode rezar orações de libertação, porque ela não é um rito litúrgico. Há a oração de São Bento e muitas orações de libertação que podem ser rezadas. No próprio Pai-Nosso, a última palavra que rezamos, quando pedimos para ser libertos do mal, é uma oração para que o inimigo se afaste.

Ao pedirmos para sermos livres do demônio também estamos pedindo para sermos livres de todos os males ao qual o inimigo está nos instigando. Nos exorcismos, sempre começo com o Pai-Nosso, porque o demônio não gosta de nenhuma oração.

.: Confira as fotos do “Acampamento de Cura e Libertação”. Clique aqui

O credo, a profissão de fé incomodam muito o demônio. O Santo Terço e a invocação do Espírito Santo também afastam os inimigos.

O sacerdote e o leigo batizados podem rezar para alguém que está com o demônio, mas, se o caso for mais grave, é preciso encaminhá-lo para um padre exorcista. Precisamos ajudar aqueles que precisam da nossa ajuda; então, a bênção de um padre é a bênção do próprio Jesus.

Pergunta: Há igrejas protestantes que dizem expulsar o demônio. É verdade? Aquilo que vemos na televisão é verdade ou enganação?

Padre Duarte Lara: Um batizado que reza com fé e pede a ajuda a Deus e a libertação, o Senhor vai ajudar essa pessoa. Se houver sinceridade e se a pessoa acreditar em Deus, então, o Senhor lhe concederá muitas graças e curas. Isso não significa que não podemos encontrar algumas igrejas protestantes que podem fazer [exorcismo], mas eu não posso dizer que todos os casos são verdade e que não existam pessoas desonestas.

Leia mais:
.: Cristãos vigilantes na oração
.: O rosário é a grande arma contra o mal
.: Veja com a superstição se apresenta na atualidade
.: Confira artigos sobre cura e libertação

Pergunta: Por que dizem que não podemos fazer ioga?

Padre Duarte Lara: A ioga não é apenas um exercício de ginástica, porque ela faz parte do hinduísmo, cuja visão de Deus e do mundo são incompatíveis com a fé católica. Porque tudo está ligado à energia, e acabamos sendo envenenados aos poucos.

Pergunta: Já vi, diversas vezes, o espírito de pessoas que morreram.

Padre Duarte Lara: Normalmente, quando alguém vê um morto, é o demônio. Isso é uma forma de o inimigo se aproximar; aos poucos, ele vai pedindo coisas piedosas e, depois, vai nos envenenando.

Pergunta: Existem pecados que nos fazem ficar possessos do demônio?

Padre Duarte Lara: Sim, são os pecados que, direta ou indiretamente, nos levam a fazer um pacto com o demônio. A superstição tem três grande áreas: a idolatria, a adivinhação e a magia. Quando pecamos por uma dessas forças, estamos fazendo um pacto com o demônio. Dessa forma, ele pode nos atacar de uma forma extraordinária.

Nos exorcismos, recebo muitas pessoas que estiveram envolvidas com o mundo oculto, porque esses pecados possuem uma forma de domínio muito grande. Devemos nos confessar e renovar as promessas do batismo.

Pergunta: Por que dizer que o Halloween é coisa do demônio?

Padre Duarte Lara: Infelizmente, a nossa cultura está se paganizando pouco a pouco, ou seja, no Natal, fala-se no Papai Noel, mas não no nascimento de Jesus Cristo; na Páscoa, do coelhinho, mas não da Ressurreição de Jesus Cristo.

Lá na Europa, estão tirando todos os crucifixos das escolas para não ofender ninguém, mas quando está chegando a vésperas de todos os santos, as pessoas se vestem de bruxas e outros personagens para realizar o Halloween.

O início do ano satânico é no dia do Halloween, que começa às 3h da manhã, que é a hora do demônio. Este é dia em que mais acontecem sacrifícios em honra ao inimigo. É importante não participar dessas festas, porque você está incentivando as festas satânicas.

Pergunta: Para rezarmos o rosário são necessários três ou quatro terços?

Padre Duarte Lara: O rosário é formado por três terços, ou seja, formam 150 Ave-Marias.

Transcrição e adaptação: Alessandra Borges

Banner do canal PlayCancaonova no Youtube

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo