Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso

O ser humano é obra maravilhosa de Deus

Eis-que-estou-fazendo-Obras novas

Padre Roger Luis – Foto: Arquivo cancaonova.com

Que bom estarmos nessa terça-feira, 09, no Acampamento Vem Louvar desejosos em escutar a Palavra de Deus. Vamos meditar um trecho do livro de Gênesis:

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gn 1, 26-27).

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.” (Gn 2, 7. 20-25)

Toda criação de Deus é perfeita e a Doutrina da Igreja nos ensina isso. A criação enche nossos olhos porque ela revela o criador, Aquele que é perfeito. Às vezes, perdemos a capacidade da contemplação devido à correria. Precisamos readquirir a capacidade de contemplar o belo porque Deus é o Belo por excelência.

Leia mais:

:: Faz-me dócil, Senhor, e amadureça minha fé
:: Irei oferecer-vos um sacrifício de louvor
:: É necessário converter-se da má conduta
:: Casal sai de Salvador para passar carnaval na Canção Nova

Santo Agostinho diz: “interroga a beleza da terra, interroga a beleza do mar, interroga a beleza do ar que se dilata, se difunde, interroga a beleza do céus, todas elas te respondem ‘olha-nos somos belas’. Sua beleza é um hino de louvor (confessio).” Ou seja, a beleza da criação é uma confissão, um hino de louvor Àquele que é grande e maravilhoso.

Você vê a harmonia das estações: primavera, verão, outono e inverno. A natureza passa por ciclos. Na Europa e nos Estados Unidos, a harmonia de todas as estações é mais perceptível.

De todas as criações visíveis que contemplamos, somente o ser humano é capaz de conhecer o Criador e amá-lo. Os animais, a natureza e toda criação não têm a capacidade de reconhecer e amar o criador.

Deus nos quis, Deus nos desejou e se estamos aqui é uma certeza que fomos desejados por Deus. Aí reside a dignidade do homem: somos imagem de Deus. Cada pessoa é imagem de Deus. Deus criou todas as coisas para o homem porque somos importantes para Deus. O céu, mar, estrelas, cosmo foi criado para o homem. Fomos criados para servir e amar a Deus.

eis-que-estou-fazendo-obras-novas

Padre Roger Luis– Foto: Arquivo cancaonova.com

Deus criou todas as coisas para o homem porque somos importantes para Deus. O céu, mar, estrelas, cosmo foi criado para o homem. Fomos criados para servir e amar a Deus.

São João Crisóstomo diz: “quem é pois o ser que virá para a existência, cercada por tamanha admiração? É o homem que é mais precioso do que a criação inteira.” Você atrai os olhos de Deus, Ele se encanta com você. Deus olha para nós com amor e não para ficar vigiando. Ele não fica como um general vigiando mas olha com um amor apaixonado, amor de Pai.

Que maravilha sou eu Senhor! A Igreja é contra o aborto porque ela vê cada ser humano, mesmo que seja uma célula ainda, como uma maravilha de Deus. A Igreja diz que a vida começa na concepção e diz que ela termina na morte natural. O homem tem dignidade e o homem é importante. Por isso, somos contra o congelamento de embriões. Como colocar no congelador um ser humano? Ninguém tem direito de agredir e desrespeitar ninguém porque o homem é imagem de Deus.

Os jovens devem viver a castidade porque o outro não é um ser descartável onde se usa e depois joga fora na lata de lixo. É preciso olhar para o outro com respeito. Não posso usar a imagem de Deus, não posso abusar da imagem de Deus. Quando um corrupto desvia dinheiro, está fazendo um desastre na saúde, na educação e ferindo o outro. Precisamos ter consciência da importância que o outro tem.

Retira de nós, Senhor, toda ideologização que tem sido massificada pelos meios de comunicação, muitas vezes disseminadas por ações de ONG do próprio governo. Liberta-nos de toda falsidade ideológica.

Você é importante para Deus e você é imagem d’Ele. Refletimos a beleza de Deus. Cada um tem sua singularidade. O critério humano de beleza não é o critério de Deus. Se juntarmos todas as singularidades de belezas refletiremos a beleza do Criador.

Vamos refletir o Salmo 139

Senhor, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem”. (Salmo 139, 1-14).

Deus quer curar o seu coração e por isso reza com o salmista: “Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito.” Agradeça a Deus pelo amor com que Ele o criou, o formou e o trouxe ao mundo. Não compare sua vida, seu jeito e seu corpo com as outras pessoas. Rompa com isso hoje!

Abençoa o dia do seu nascimento. Agradeça a Deus por essa data porque nasceu uma criatura maravilhosa. Toma posse de que você é lindo (a) e maravilhoso (a)!

Transcrição e adaptação: Fernanda Soares

Adquira esta pregação pelo telefone (12) 3186 – 2600

kit_dvd_pal_carnaval


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

↑ topo