Perseverar na fé dos apóstolos

Diante deste dia tão sublime a Igreja celebra o dia dos apóstolos, de maneira especial São Judas e São Simão. Celebramos também o Deus que nos chega através de seus escolhidos.

“Seu som ressoa e se espalha em toda terra” Este som é a voz de Deus que chamam por seus filhos. E hoje vocês estão aqui porque ouviram a voz de Deus. E isso aconteceu porque 12 homens ouviram o apelo de Jesus. A Igreja diz que pela pregação dos Apóstolos chegamos ao conhecimento do Evangelho.

Jesus tinha 72 discípulos e escolheu 12 para que pudesse levar o evangelho que chegou a nós. é por causa deles que vocês estão participando do sacrifício da missa, e podem dizer que Jesus Cristo é o Senhor.

Precisamos ter uma alma muito agradecida a Deus pelos apóstolos. Homens que deram sangue, que perderam a vida, para ganhar uma vida no céu. Homens simples que viram Jesus andando sobre as águas. Nunca tinham visto um mestre como aquele, que ressuscitou o filho da mulher de Naim, que devolveu a visão a Bartolomeu, que curou o alejado, que ressuscitou Lázaro, que instituiu a Eucaristia. Um homem que andou sobre águas e que os apóstolos O viram morto numa cruz e depois apareceu ressuscitado. E então a vida desses apóstolos mudam de verdade porque estão diante de um homem que não apenas ressuscitava, mas que morreu e ressuscitou.

Hoje eu agradeço a Deus pelos apóstolos, porque se eles não tivessem anunciado o evangelho, dando até a própria a vida, o que seria de mim? Seria um perdido nesse mundo, caminhando para perdição. Mas graça a convicção deles, que quando no sinédrio os mandaram pararem de falar, eles disseram que não podiam deixar de falar aquilo que viram.

A Igreja que nós pertencemos hoje, que somos batizados, que recebemos Jesus, que fomos crismados, que temos a graça de recebermos o sacramento da penitência, é a mesma Igreja que os apóstolos disseram Jesus é o Deus verdadeiro. Que no passado derramaram sangue.

Agora pergunto: “vocês terão coragem de abandonar essa Igreja? Essa Igreja onde Jesus disse a Pedro “Tu és Pedro e sobre essa rocha edificarei a minha Igreja”. A porta que abre a porta dessa Igreja é a cruz de nosso Senhor. Uma Igreja maravilhosa, que tem defeitos sim, e cada defeito que ela mostra, mostra também que é a Igreja de Cristo.

Jesus nunca desiste, Ele casou como um Igreja defeituosa e nunca a abandona, mas nós no primeiro erro queremos abandonar. O amor dos casais precisa ser como o amor de Cristo a Igreja, eles tem defeitos mas não podem se separar.

Os apóstolos vieram para nos mostrar que o amor de Cristo por nós é um amor eterno.

A aliança de Deus comigo está no sangue de Cristo derramado por mim no calvário e agora eu não posso deixá-Lo. Foi isso que os apóstolos nos ensinaram.

Eu estou aqui falando para vocês, o que os apóstolos ouviram de Jesus, que por sua vez o Pai disse a Ele. Chegou a hora de vocês também falarem o que os apóstolos nos ensinaram que Jesus veio ao mundo para nos salvar e todo que n’Ele crer será salvo.

Bendito seja Deus pelos apóstolos que anunciaram Sua palavra de salvação. E eu peço a vocês que sejam santos, é o que a primeira leitura nos diz, somos chamado a ser santos. A segunda coisa que peço é perseverança. Quem de vocês vai perseverá? A conversão é um passo, a perseverança que é a questão, quem de vocês vai perseverá?

Vamos rezar para que Deus nos dê a graça de perseverar para que um dia nos encontremos no céu juntos com os anjos e santos.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

↑ topo