Peregrinos meditam a Via-Sacra

Peregrinos meditam as dores de Jesus durante a Via-Sacra

Elcka Torres
Da Redação

Cerca de 5 mil fiéis, de várias partes do Brasil, participaram da Via-Sacra, nesta sexta-feira, 3, das 21 às 23 horas, durante o Acampamento de Semana Santa, que acontece na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

As 14 estações da Via Crúcis fizeram reflexões sobre os dramas vividos no mundo, como o de pessoas condenadas à morte e à violência, como a violência contra as mulheres, a dor das mães cujos filhos estão nas drogas, e a luta contra os entorpecentes e o álcool.

Peregrinos meditam a Via-Sacra /  Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Peregrinos meditam a Via-Sacra / Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

::Veja mais foto no Flickr

A Via-Sacra foi encenada em forma de teatro, com quadros estáticos e pequenos movimentos em determinados momentos das cenas, proporcionando aos espectadores a contemplação da Via Dolorosa de Jesus até a Sua entrega no Calvário.

Em clima de oração e reflexão, o rito foi conduzido pela cofundadora da Comunidade Canção Nova, Luzia Santiago, que levou os peregrinos a rezar em cada estação com a participação do Coral Canção Nova e do ministro de música Eugênio Jorge.

“Com tamanha humilhação, Jesus consente que O despojem de tudo para doar-se totalmente! E nada reserva para si. É o verdadeiro despojamento, é a pobreza mais absoluta. Nada restou ao Senhor, a não ser um madeiro. É o caminho da cruz que nos leva a Deus. Mas para chegar à cruz é preciso ter o coração livre, desprendido das coisas da Terra”, afirmou Luzia Santiago em uma das meditações.

Via-Sacra

A Via Crúcis (do latim “caminho da cruz”) é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da Via-Sacra, como também é chamada, consiste em os fiéis percorrerem, mentalmente, a caminhada de Jesus ao carregar a cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente a Paixão de Cristo.

Essa reflexão é baseada nas quatorze estações percorridas pelo Senhor rumo ao Calvário. Cada etapa apresenta uma cena da Paixão de Cristo a ser meditada pelo discípulo do Senhor.

 

contribuicaocn

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo