O milagre da providência divina

Roberto Tannus

Creia que o milagre da providência divina acontecerá na sua vida

Querido irmão, gostaria que nós tomássemos o capítulo da palavra de Deus que fala sobre a providência divina. Um capítulo onde Deus convida o profeta Elias a acreditar na providência divina. Quando você crê no Senhor e Nele espera, a providência do Senhor age em sua vida.
Vamos abrir a bíblia agora em I Reis 17. É o momento que Elias está diante de uma nação em idolatria. Vamos ver na palavra como é a atuação do profeta Elias que vai sofrer as consequências de sua fidelidade por não adorar um Deus pagão.

Deus manda o profeta para o Ribeirão fora do país de Israel. E Deus mandou que o profeta fosse para o ribeirãozinho de Querite que no hebraico que significa do tamanho certo.
O Senhor providenciou para Elias o tamanho certo. Deus na sua divina providência é capaz de ordenar as coisas ao seu favor.

Na sã consciência um homem que não tem fé não obedeceria a voz de Deus; para que a providencia atue em sua vida você precisa confiar e obedecer a voz do senhor. Como o Senhor pode sustentar uma vida no pecado que não obedece a Deus? Como pode agir a favor de quem não ouve a sua voz?

Porém a torrente secou. Aquele ribeirãozinho que era o tamanho certo seca. Então Deus vai mandar ele andar mais de 150km, sair de Querite e ir para Sarepta. O profeta vai ouvir do Senhor outro absurdo e precisar confiar naquilo que o Senhor o propõe.
“Então veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.” I Rs 17,8.

Deus bola um plano de amor. Deus tem um plano de amor para quem busca a sua face. Um plano de amor para você. Um plano de amor que não vai falhar se você obedecer a sua voz. No tempo de crise as primeiras que sofriam eram as viúvas. Ser sustentado por uma viúva era um absurdo. O profeta acredita no absurdo da palavra de Deus. Querido irmão por mais que seja absurdo coloque sua confiança na palavra. Deus só pode agir na vida daquele que tem fé. E Elias vai para ser acolhido por uma viúva.

Leia mais:

:: Deus está agindo para nos curar (Mc 8,22-26)
:: É preciso se afastar do pecado

Quem espera no Senhor não decepciona

A esperança dessa mulher era nenhuma. Ela ia fazer a ultima refeição da vida dela. Ela diz para Elias que só tem um pouco de farinha e azeite. Estava certa em negar, não tinha como atender o pedido do profeta. Ela não tinha mais vida, não tinha mais esperança. Talvez você esteja deste jeito agora: Senhor estou desempregado, recebi o ultimo seguro desemprego. Meu negocio não está dando mais certo para sustentar a casa, só tenho um pouco de farinha.

Ai vem a palavra de Deus. Ela estava olhando a situação com os olhos humanos, Deus vai fazer ela enxergar com os olhos do Senhor. Pare de olhar com olhos humanos, olhe para o Senhor. Ele não quer que você perca a esperança. Pode parecer que na sua vida as coisas não vão dar mais certo. Pare de olhar para sua vida com olhos de quem não tem fé. Pare! Olhe para o Senhor.

Ela não tinha nada o que perder em confiar na palavra. Se ela guardasse só para ti não repartisse ela morreria de fome. Diga comigo: Se eu guardar só para mim e não repartir eu vou morrer. Reparta e primeiro dê ao Senhor. E o que vai fazer esta mulher, ela vai repartir. Com todo cuidado ela fez aqueles pãezinhos. E a tentação de comê-los. E a tentação do egoísmo de dizer “ não vamos dar nada não, vamos guardar para nós.” Queridos irmãos há 14 anos vivo da providência divina, eu nunca cobrei nada para pregar. Sou consagrado a missão de pregar evangelho. Eu quero ficar rico de Deus porque de tudo que tem no mundo Deus é a maior riqueza.

Por que o milagre aconteceu na vida da viúva? Porque ela teve fé. Ela deu o passo ela acreditou. A palavra Sarepta quer dizer fundição. Na fundição onde pegavam metal e fundiam para fazer armas. Muitas vezes a nossa fé é testada como ouro. Você coloca no cadinho e coloca fogo. O ouro derrete: na parte de baixo fica o que é nobre e em cima ficam as impurezas, então o ourives vem e retira todas as impurezas e fica o ouro puro. Meu irmão você é ouro ouro escolhido pelo Senhor. Muitas vezes a tribulação e os sofrimentos servem para nos purificar. Aqui a fé da viúva e de Elias são testadas até o fim. Deus não corrige para perder, Deus corrige para salvar.

Abandonar-se em Deus

Meu irmão minha irmã entrega aquilo você pensa que está morto, aquilo que você acha que não tem mais jeito. Entrega seu filho, seu marido, seus negócios. Deixa Deus ressuscitar o que você pensa que está morto. Abre mão das suas soluções humanas. Dê ao Senhor aquilo que você pensa que esta morto. Insista persista e não desista.
Deus não nos dá no imediatismo e na maioria das vezes não vai dar o que eu quero mas o que eu preciso.

O salmo 137 diz assim o Senhor completará o que em meu auxílio começou. Talvez a farinha esteja no final, o óleo esteja acabando. Coloca sua esperança no Senhor, confie em sua palavra. É para você que a palavra de Deus chegou. Deixa Deus ressuscitar a sua esperança que esteja morta. O maior milagre de Deus neste acampamento é fazer você voltar para ELE. Tenha a coragem de dar o seu melhor para Deus. Entregue tudo a Ele.

:: Ajude a Canção Nova

Transcrição e adaptação: Marcela Martins

 

↑ topo