Crescer na confiança enfrentando as tribulações

O sofrimento precisa ser encarado aos olhos da fé

Felipe Aquino. Foto: Arquivo cancaonova.com

Felipe Aquino. Foto: Arquivo cancaonova.com

Nenhum de nós nessa vida fica sem tribulação pois o próprio Cristo teve as maiores tribulações. Nosso consolo em alguma tribulação é olhar para a cruz de Cristo. Ele que é Deus sofreu tanto sem ter nenhum pecado. Ao contrário, recebeu todos os pecados para redimir todos os pecados. matou a morte com a sua morte. Deus fez do sofrimento a matéria prima da salvação.

O sofrimento não foi criado por Deus mas é fruto do pecado. São Paulo diz em Rm 6, 26 que o salário do pecado é a morte, o sofrimento, a lágrima, o pranto. Você não sofre só por causa do seu pecado, mas por causa do pecado de toda a humanidade. O pecado da humanidade recai sobre toda a humanidade.
Deus sabe do mal tirar o bem. Mas isso se recorrermos á Ele. Por isso que São Paulo diz que precisamos recorrer á Deus no sofrimento. Tenho que glorificar a Deus pelo o que Ele vai tirar de bom do sofrimento, não é louvar o sofrimento, mas o bem que Deus pode tirar dele.

O sofrimento precisa ser encarado aos olhos da fé. Quem tem fé sofre em paz, quem não tem, sofre dobrado. Deus aproveita cada gota, cada lágrima que cai dos seus olhos; isso se você oferece á Ele cada sofrimento, cada tribulação.

Nessa pregação quero ser guiado pela palavra de Deus que fala sobre sofrimento. Podemos citar Hb 10, 38 “Meu justo viverá da fé. Porém, se ele desfalecer, meu coração já não se agradará dele”. O justo na Bíblia é o santo. Essa é uma citação de profeta Habacuc, no capítulo 2, versículo 3. “Porém se ele desfalecer (ou seja, perder a fé) meu coração não se agradará dele” . Se a gente vacilar no sofrimento degradaremos a Deus. Nós não somos de perder o ânimo para a nossa ruína. somos de manter a fé para a nossa salvação.

A história do profeta Jó

Um exemplo disso é o profeta Jó. O livro do profeta Jó, já no primeiro capítulo vai dizer dessa experiência desse homem de Deus. Jó era um homem muito rico, mas era muito piedoso, amava a Deus profundamente. E um dia Satanás se apresentou a Deus, e o Senhor pergunta a Satanás se ele conheceu Jó, dizendo que não há ninguém na terra íntegro, justo, temente a Deus como ele. Mas Satanás faz um desafio a Deus, por causa da condição de Jó, dizendo que ele era assim porque tinha tudo. E Satanás pede para que Deus toque nas coisas de Jó. Será que Satanás não faz isso com a gente também?

Você sabe que eu perdi uma esposa né? Deus põe as mãos em cada um de nós. E Deus entregou á Satanás todas as coisas de Jó só não deixou Satanás colocar a mão na pessoa de Jó. E aí começa o inferno de Jó. Começou com um mensageiro dizendo do roubo de tudo o que Jó tinha. Depois outro traz mais uma notícia ruim. E depois chegou mais um. Três empregados vieram dizer pra Jó das desgraças que estavam acontecendo em sua vida. E ainda apareceu mais um outro pra dizer que a família dele tinha morrido toda. E continua a história, dizendo que Jó se levantou, rasgou seu manto, raspou a cabeça e prostrado por terra deu a resposta do homem que tem fé: “Nu saí do ventre de minha mãe, nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor!” Isso é ter fé.

Eu, graças a Deus, entendi isso aqui há muito tempo atrás. No dia que minha esposa morreu foi uma coisa muito triste e uma coisa muito bonita. Muito triste não preciso dizer o porquê. Ela morreu ás 19:04 no dia de Nossa Senhora da Salete. Ás 18h eu fui á missa e mais ou menos dez para as sete eu ajoelhei na beira da cama e fiquei sozinho com ela. Nessa hora eu disse pra Deus: “Senhor, o Senhor está aqui no meu coração porque acabei de comungar, se ela estiver preparada, pode levar que eu a entrego; o Senhor a deu por 40 anos. Eu a entrego, se ela estiver preparada, pode levar.” Depois de três minutos ela morreu, segurando a minha mão. A respiração foi cessando, cessando e ela faleceu. O Senhor a deu por 40 anos, me deu 5 filhos, agora ao Senhor levou de volta. Sabe qual a consciência disso: a paz que Deus dá. antes dela entrar em coma me disse: “você não vai aguentar viver sem mim”. Ela fazia tudo na minha vida; não sei fazer um arroz, um feijão, ela fazia tudo. Cuidava da nossa editora, da minha agenda; cuidava de tudo. Mas eu aguentei, e já são 4 anos.

No dia seguinte que minha esposa morreu, fui á missa cedinho, ás 6:30 da manhã, como vou todo dia e uma senhorinha veio ao meu encontro e me disse que Nossa Senhora disse que ela iria morar comigo na minha casa. E eu sinto a presença de Nossa Senhora na minha casa. nunca tive solidão, depressão.

Um dia antes da minha esposa entrar em coma ela disse pros meus filhos: “cuidem do seu pai”. São 5 filhos e de segunda á sexta-feira, cada dia almoço na casa de um, e no sábado nós almoçamos todos juntos. Deus cuida da gente.

No sofrimento aceita tudo o que te acontecer. Pode chorar a vontade, as lágrimas são um tributo da natureza; chore a vontade mas não blasfeme contra Deus.

ProfessorFelipeAquino

ProfessorFelipe Aquino

Deus cuida de nós em tudo. No meio do fogo, no meio da provação, a gente tem impressão que Deus nos abandonou. Ma Ele não abandona não. É como a passagem que diz que Jesus está dormindo no meio da tempestade. Que lição Jesus queria dar para os apóstolos e pra nós: parece que Jesus está dormindo na barca da nossa vida, mas Ele está conosco. O mais importante de tudo é ter Jesus no barco da sua vida. Viver a fé no meio da provação.

E a história de Jó continua no capítulo 2. Em outro dia que Satanás se apresentou diante de Deus, ele disse para o Senhor que Jó só não O maldisse porque o Senhor não o tinha tocado nele. E só não tocou nele, porque Deus não tinha deixado. E Deus disse: tudo bem, pode tocar nele, só não pode tirar a vida dele. E Satanás feriu Jó com uma lepra dos pés a cabeça. Depois da doença a mulher de Jó, que não tinha fé, disse pra ele amaldiçoar a Deus e morrer. Mas Jó respondeu: “Aceitamos a felicidade da mão de Deus; não devemos também aceitar a infelicidade?”. Isso me fez lembrar do meu casamento: como eu fui feliz no meu casamento. Tivemos 5 filhos, não tivemos nenhum filho desencaminhado, só felicidade. Quando bate a infelicidade vou blasfemar contra Deus? Em tudo isso Jó não pecou contra Deus.

É bom entender que o povo judeu acreditava que o sofrimento era culpa do pecado da pessoa, Jesus veio dizer que não é assim, pois ele sofreu e não tinha pecado nenhum. Continua o segundo capítulo dizendo que 3 amigos de Jó vieram dizer que ele estava sofrendo porque tinha pecado contra Deus e Jó disse que não era isso.

E como termina a história de Jó? O capítulo 42 diz que enquanto Jó rezava por seus amigos, o Senhor o restabeleceu de novo em seu estado de saúde e devolveu em dobro o que ele possuía. Termina dizendo que o Senhor abençoou os últimos dias de Jó mais do que os inícios. Deu o dobro do seu gado, mais filhos, as mais belas filhas da região. Depois disso Jó viveu ainda mais 140 anos e conheceu até os seus tataranetos.

Isso fala tudo o que precisamos entender, para sofrer a provação e o sofrimento. Sofrer na fé, sem desesperar, sem esquecer que Jesus está na barca da nossa vida.
Vou deixar com vocês algumas passagens bíblicas que nos falam de como viver o sofrimento.

Passagens para nos fortalecer no sofrimento:

II Cor 1,3ss “Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação, que nos conforta em todas as nossas tribulações, para que, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angústia!”. É Deus que nos conforta em nossas tribulações, e nos convida a consolar os que estão em qualquer angústia. Quando a gente olha pro sofrimento dos outros, o nosso diminui um pouquinho. Olhe pro sofrimento dos outros, não fique parado no seu sofrimento. Olhe os refugiados que tem que fugir da sua própria terra. Nós somos um povo abençoado que não vive guerra. Precisamos consolar aqueles que nos consolam.

II Cor 4,7 – “Porém, temos este tesouro em vasos de barro, para que transpareça claramente que este poder extraordinário provém de Deus e não de nós”. É dogma de fé que a trindade habita em nós. Nós trazemos esse tesouro em vaso de barro: para que fique claro que esse poder não é seu, essa graça de você fazer o bem, de você pregar, não é seu, é dom de Deus. Para que você não fique prepotente, arrogante.

 

ProfessorFelipeAquino

ProfessorFelipe Aquino

1 Pd 5, 7s- “Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar.” Não bobeia também não. São Pedro diz que muitas tribulações também tem o demônio. É o demônio que te acorda de madrugada e coloca uma minhoca na sua cabeça e você não consegue dormir mais. Ficar firme é peitar o demônio em nome de Jesus, nunca em seu nome, porque ele é mais forte que você, mas em nome de Jesus você deve enfrentá-lo. E olhando para a história de Jó, aprendemos que Satanás não toca na gente se Deus não deixar. Mas e se Deus deixar? Aguenta firme na fé.

Quando minha cunhada morreu eu fui tomado por uma angústia tão grande que eu logo percebi que era uma tentação. Eu peguei a Palavra de Deus e pedi uma passagem pra Deus. Quando coisa for séria peça uma palavra pra Deus. E a Palavra que Deus me deu foi Rm 16,20 “O Deus da paz em breve não tardará a esmagar Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco!”. Um versículo. Eu repeti aquela palavra umas 10 vezes naquela noite, o sono voltou e eu dormi. As nossas tribulações, as nossas batalhas não são só coisas humanas. Ef 6 diz que: “Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades”. Eles são anjos, mais fortes que nós. Mas de Deus eles fogem, dos anjos de Deus eles fogem. Clame á São Miguel Arcanjo. Reze a oração do Anjo da guarda.

Você precisa ter o grito da fé. Clame pelos anjos, pelos santos. Precisamos nos confiar aos santos, sobretudo o santo que temo seu nome. Peça sobretudo á Virgem Maria, que é sua mãe. O milagre nas bodas de Caná ilustra isso. Não era hora do milagre mas, pela intercessão da Virgem, ele aconteceu.

Olhe o momento da cruz, olhe como Jesus estava. na agonia da morte. Uma das ultimas coisas que ele disse foi o que? Ele olhou pra Maria e apresentou João como seu filho. Depois, Ele olhou pra João mas não diz o nome, Ele disse filho eis aí tua mãe. Por que Ele não diz João? Porque quando Ele diz filho é pra você que Ele está dizendo. E isso os grande santos, os papas da Igreja reconhecem isso.

Então leve Nossa Senhora para sua casa. Se Jesus é o Homem das dores, Nossa Senhora é a mulher das dores. Qual mulher teve a experiência de ver seu filho coroado de espinhos, morto na cruz? seu filho que era Deus, e ela sabia pois não foi concebido de nenhum homem, mas do próprio Espírito Santo.

Chore no colo de Nossa Senhora, é o melhor colo pra nós chorarmos. Nossa Senhora disse em Fátima que não ha problema de ordem familiar, nacional, internacional que a reza do termo não possa resolver. Reze o terço, aprenda a contemplar os mistérios do rosário. O rosário não é uma oração centrada em Maria, mas em Jesus, ele é Cristocêntrico. Você tá pedindo pra mãe de Deus rogar por você. S Bernardo dizia que ela é a “Onipotência Suplicante”. Onipotência é que pode tudo, mas pela súplica, não por natureza, porque ela não é deusa.

Veja quanta proteção Deus nos dá, através do anjos, dos santos, da Virgem Maria. Clame essa ajuda do alto em suas tribulações.

↑ topo