Jesus é o bom pastor

Seja forte em meio à tribulação

Padre Fábio Camargos

Padre Fábio Camargos

O domingo de hoje é chamado em toda a Igreja o domingo do Bom Pastor. E lemos o Evangelho de Jo 10,27-30. Jesus diz no Evangelho: “Eu sou o bom pastor”. Jesus traz em sua identidade a figura do bom pastor. E Jesus se diz bom pastor porque faz com excelência aquilo que faz. O bom pastor guarda bem as ovelhas.

Para ser um bom pastor é preciso colocar em risco a própria vida. Jesus veio lhe proteger, lhe guardar, não do leão, do caiote, mas do ladrão deste mundo que veio para roubar, matar e destruir. Jesus é pastor excelente, perfeito, belo e bom, não fica assistindo o roubo do demônio à sua vida.

A liturgia quer nos ensinar o que fazer quando o ladrão vem

A segunda leitura nos ensina. “Eu, João, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam em pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. Então um dos anciãos me disse: ‘Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro’. Por isso, estão diante do trono de Deus e lhe prestam culto, dia e noite, no seu templo. E aquele que está sentado no trono os abrigará na sua tenda. Nunca mais terão fome nem sede. Nem os molestará o sol, nem algum calor ardente. Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água da vida. E Deus enxugará as lágrimas de seus olhos”.

Padre Fábio Camargos

Padre Fábio Camargos

Essa leitura foi escrita na seguinte situação: havia um imperador em Roma chamado Nero, ele queria fazer uma nova Roma, queria destruir a cidade eterna, e colocou fogo em tudo. Uma calamidade aconteceu na cidade. Muitas pessoas morreram, animais também. E Nero sabia que o povo iria matá-lo, então teve a ideia de culpar os cristãos que, na época, eram um pequeno grupo.

E assim os cristãos foram acusados e levados à justiça. E sendo entregues, eram judiados, sofriam coisas terríveis para que negassem a fé. É dessas pessoas que o livro falava.

Esse povo parecia derrotado, mas a vitoria é para aqueles que permanecem firmes em Deus. Vitoriosos contra o ladrão que vem para roubar, matar e destruir são aqueles que permanecerão convictos de que só Deus é o Senhor.

Teremos que sofrer como os cristãos no Apocalipse e não serão outras pessoas, talvez sejamos nós mesmos os nossos algoses que vamos viver o que Jesus nos diz no Evangelho para chegar no céu. Se sua mão te leva a pecar arranque-a. Você vai vencer o demônio sendo firme, jejuando, rezando. Lute contra as más inclinações. Você precisa esforçar mais, precisa ser forte.

↑ topo