Suportados na tribulação

Suportados na tribulação

Padre Fabrício Andrade. Foto: Arquivo/cancaonova.com

No tempo da tribulação estamos sendo treinados para suportar

Meditação da Palavra: Sl 30 (31), 1-17.23-25

O Senhor será uma fortaleza em tempos de tribulação. Hoje, quero falar do ser forte na tribulação, quando é necessário suportar e viver o tempo da tribulação. Não estou dizendo que é para você abraçar o sofrimento e dizer: “Nossa, que delícia sofrer”. Não, não é isso. Mas é entrar na realidade da tribulação, aceitar e aproveitar este sofrimento para a purificação.

Fizeram uma pergunta para o Papa Francisco: “O que fazer no tempo da tribulação?”. Ele respondeu: “Primeiro – Não desesperar nunca. Ficar sempre tranquilo. Segundo – Buscar uma maneira de superar esta dificuldade e, se não for possível superá-la, deve-se suportá-la até que surja uma oportunidade para a superação. Nunca se deve entrar em pânico, precisamos só de tempo para entender.

A palavra serena do Papa Francisco nos diz sobre uma outra forma de ser forte na tribulação: quando é necessário suportar a tribulação. A Palavra de Deus vai nos mostrar qual o segredo para suportá-la. O título do Salmo 31, “Eu me entrego em Tuas mãos”, já contém uma dica em si.

Veja, o Salmo nos mostra o segredo para suportar. Mais do que proclamar a vitória, é preciso suportar a luta. Muitas vezes, a palavra suportar representa algo pesado ou negativo. Hoje, o nosso grande treinamento é no tempo em que estamos passando pelos incômodos da tribulação. Suportar é ser suportado por alguém que é maior do que eu. O surfista fica suportado na prancha, pois a prancha é o suporte para ele não afundar. Em nossa vida, o nosso suporte é o Senhor. Na tribulação nós somos suportado pelo Senhor, isso significa que é o Senhor quem nos sustenta. O segredo para ser forte na tribulação é confiar nesse suporte que o Senhor está me dando. Enquanto estamos sendo sacudidos, a mão de Deus está nos suportando. Deus te trouxe no acampamento para ajuntar os cacos da sua vida. Quantos de nós estamos aos cacos? Mas a mesma mão que nos sustenta é a mesma que recolhe os cacos: a mão de Deus. Ninguém bebe água em um copo quebrado porque vai se cortar. Deus tem a coragem de colocar a mão embaixo, mesmo que você esteja em cacos. Você, que é esse copo quebrado, que está despedaçado pela vida, Deus está te sustentando.

Suportados na tribulação

“O segredo para ser forte na tribulação é confiar nesse suporte que o Senhor está me dando”, ressalta padre Fabrício Andrade. Foto: Arquivo/cancaonova.com

Muitas vezes, quando estamos quebrados, feridos, falta-nos pessoas que tenham coragem de nos suportar. Mas Deus não tem medo de nos suportar. No tempo da tribulação estamos sendo treinados para suportar. Se perdemos a confiança em Deus e não deixarmo-nos ser suportados por Ele, vamos nos quebrar, como o copo que cai no chão e se quebra.

Ninguém tem a coragem de mexer nos cacos de um copo quebrado e apertá-los, mas as mãos de Jesus, que já foram feridas por você, têm a coragem de mexer nos cacos que você se encontra. Quem não se deixa suportar pelas mãos de Deus vive se quebrando.

Quem está sendo arrastado no meio de uma enxurrada e se encontra com um suporte, uma pedra, logo agarra-se nesta rocha. O Senhor é esta rocha: “O Senhor é a minha rocha”. Para um microfone não cair no chão, ele precisa de uma mão para suportá-lo. Por isso, é necessário que você deixe que as mãos de Deus te suporte.

Quando caímos e alguém nos dá a mão, estamos sendo suportados por aquela pessoa. “Nas tuas mãos eu entrego o meu Espírito. Tu me resgatas, Senhor. É no Senhor que eu espero…”. Deus está te suportando, esta Palavra precisa ganhar uma força maior em sua vida. O marido precisa do suporte da esposa, a esposa precisa do suporte do marido e os filhos precisam do suporte dos pais.

“Não me entregastes nas mãos do inimigo. Definham de tristeza minha vista, o corpo e a alma”. Quando não temos o suporte, vamos somatizando e nos tornamos cacos. Procuramos esses suportes nas coisas: no dinheiro, no celular e nas coisas do mundo. Mas o único suporte que é capaz de nos sustentar é o Senhor. Para que consigamos suportar é preciso que sejamos suportados pelo Senhor.

Fortes na tribulação não é um conteúdo a ser aprendido, mas vivido. Deus quer ajuntar os cacos que você se encontra. Deus está ajuntando os cacos do seu casamento, da sua juventude e do seu coração. Deus está sendo forte e te colocando no colo. Talvez, você esteja cansado(a) de ser suporte para os outros, mas Deus agora está te suportando. Existe um suporte que não é uma mágica e não é uma brincadeira: o batismo no Espírito Santo. É uma experiência com Deus através do Espírito Santo, que nos dá a graça de suportar a tribulação.

Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D’Onofrio.

                                                 ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO TELEFONE
                                                                     (12) 31862600
                                        

contribuicaocn


Padre Fabrício Andrade


Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Facebook
Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo