As virtudes de Nossa Senhora

Sandro Arquejada

“E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome.
E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem. Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes.
Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos. Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia; como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre.” (Lucas 1,47-55)

Nossa Senhora foi inspirada pelo Espírito Santo. Ela fez memória, nesses versículos, de toda história do povo. No Magnificat, nossa Senhora se recorda da libertação de seu povo, ela se lembra da fé em Abrão.

Papa Francisco, em uma de suas catequeses, diz-nos que esses 14 versículos bíblicos são a história de Nossa Senhora. Maria assumiu toda a história do povo de Deus.

Maria é paciente, orante e obediente a Deus. Nossa Senhora expressa a esperança, a fé, a humildade e o amor. Ser humildade é muito mais que não exaltar, é mais que não se ostentar, é saber viver com sabedoria as humilhações.

:: Ajude a Canção Nova

Se você se diz católico, praticante, feveroso, e você não está sendo perseguido, desconfie!

Outra virtude de Nossa Senhora é a paciência e a resiliência. Não queira jogar tudo para o ar. Calma! A Palavra de Deus nos diz para sofrermos as demoras de Deus, esperarmos o tempo d’Ele!

Terceira virtude de Nossa Senhora: ela era orante, tinha contato com a Palavra de Deus. No Magnificat contêm 14 versículos da Bíblia. Nossa Senhora guardava tudo no coração. Ela era silenciosa. Precisamos aprender a silenciar com ela.

Quais os barulhos que o perturbam? O que tira sua paz? Reze o terço, uma oração simples e prática.  Nossa Senhora era orante, por isso nos ensinou a orar.

Quarta virtude de Nossa Senhora é a obediência. No Magnificat ela diz: “Eis a serva do Senhor.” Maria não teve medo de se dizer escrava de Deus.

A quinta virtude é a pureza, mas não é só a questão sexual, precisamos nos aproximar das pessoas não por interesse, mas sem segundas intenções.

Onde há castidade há amor. Nossa Senhora é a mulher do amor.

↑ topo