Porei em vós um Espírito, então sabereis que eu sou o Senhor

Porei_em_vos_um_Espirito_para_que_revivais_entao_sabereis_que_eu_sou_o_Senhor

Padre Bruno Costa. Foto: Arquivo Canção Nova

Em Ezequiel podemos ler o tema desta pregação, “Porei em vós um Espírito para que revivais, então sabereis que eu sou o Senhor” (Ezequiel 37,6). Deus nos fala que Ele é nosso Senhor. Nós temos a oportunidade de dizer, “Senhor, chegar até aqui foi difícil, mas hoje começa um tempo novo em minha vida.”

A Palavra do Senhor fala: “A mão do Senhor desceu sobre mim. Ele me arrebatou em espírito e me colocou no meio de uma planície, que estava coberta de ossos. Ele fez-me circular em todos os sentidos no meio desses ossos numerosos que jaziam na superfície. Vi que estavam inteiramente secos. Disse-me o Senhor: filho do homem, poderiam esses ossos retornar à vida? Senhor Javé, respondi, só vós o sabeis. Ele disse-me então: Profere um oráculo sobre esses ossos. Ossos dessecados, dir-lhes-ás tu, escutai a palavra do Senhor: Eis o que vos declara o Senhor Javé: vou fazer reentrar em vós o sopro da vida para vos fazer reviver. Porei em vós músculos, farei vir carne sobre vós, cobrir-vos-ei de pele; depois farei entrar em vós o sopro da vida, a fim de que revivais. E sabereis assim que eu sou o Senhor. Profetizei, pois, assim como tinha recebido ordem. No momento em que comecei, um barulho se fez ouvir, em seguida um ruído ensurdecedor, enquanto os ossos se vinham unir aos outros. Prestando atenção, vi que se formavam sobre eles músculos, que nascia neles carne e que uma pele os recobria. Todavia, não tinham espírito. Profetiza ao espírito, disse-me o Senhor, profetiza, filho do homem, e dirige-te ao espírito: eis o que diz o Senhor Javé: vem, espírito, dos quatro cantos do céu, sopra sobre esses mortos para que revivam. Proferi o oráculo que ele me havia ditado, e daí a pouco o espírito penetrou neles. Retornando à vida, eles se levantaram sobre seus pés: um grande, um imenso exército. Então o Senhor me disse: filho do homem, esses ossos são toda a raça dos israelitas. Eles dizem: nossos ossos estão secos, nossa esperança está morta; estamos perdidos! Por isso, dirige-lhes o seguinte oráculo: eis o que diz o Senhor Javé: ó meu povo, vou abrir os vossos túmulos; eu vos farei sair deles para vos transportar à terra de Israel. Sabereis então que eu é que sou o Senhor, ó meu povo, quando eu abrir os vossos túmulos e vos fizer sair deles, quando eu meter em vós o meu espírito para vos fazer voltar à vida e quando vos hei de restabelecer em vossa terra. Sabereis então que sou eu o Senhor, que o disse e o executei – oráculo do Senhor” (Ez 37, 1 – 14).

Esta Palavra é muito forte. Se nós lermos com muita vontade, se mergulharmos nela, sairemos do combate de cabeça erguida. O profeta Ezequiel falava em nome do Senhor com ousadia. Há traças espirituais que nos causam tristeza, que nos fazem desistir da vida. No momento em que o profeta começou a profetizar os ossos criaram pele. Muitas pessoas estão tomadas pelo medo, pela desesperança, estão com vontade de desistir e o que lhes falta é o sopro do Espírito. Se não formos tomados pelo Espírito Santo, nós não damos conta. O que me dá força, renova é o Espírito Santo.

Peçamos ao Senhor que sejamos tomados da certeza de que Ele é nosso rei, que Ele é poderoso e que sem Ele não somos nada. Se a morte, a tristeza, a angústia estão batendo à minha porta é preciso parar, fazer os cálculos, verificar onde me desviei. Não questione Deus sobre o que você está enfrentando, mas peça que Ele te dê ânimo, te faça sorrir mesmo em meio às tristezas. Nossa vida é uma caminhada constante.

Você faz parte do exército de Deus, você é um guerreiro e precisa assumir isso. Se eu não assumir que sou vitorioso não vou alcançar esta vitória. O profeta precisa ser sentinela, o combatente, que é intercessor, deve estar sempre preparado, atento, vigilante na oração. Faça da sua vida uma vida de oração!

Se não for a ação do Espírito sobre a minha vida não há eficácia. Tudo que eu vivo é pela ação do Espírito Santo, não tenho medo de dizer isso. Peço a Ele que me dê entusiasmo. Se eu assumo, a graça acontece. E eu digo a você que o Senhor quer fazer um novo em sua vida.

Em Ezequiel capítulo 33, versículo 1 a 7, vemos que precisamos ser sentinelas. Você precisa estar atento à voz do Senhor. Vivemos um tempo de barulho em que o mundo tem tentado destruir a verdade. Cristo é o caminho, a verdade e a vida. Um combatente precisa estar sempre anunciando com a sua vida, de cabeça erguida, com o espírito renovado. Anuncie, testemunhe um Deus vivo! Precisamos ser homens e mulheres que não desistem fácil. Deus tem um propósito em sua vida e eu profetizo bençãos em sua casa, em sua família.

O mundo precisa de acolhimento, chega de condenação, de dedo na cara! É fácil olhar o erro dos outros, mas não é fácil assumir nossas fraquezas, nossas limitações. Mas, quando assumimos nossas fraquezas e nos humilhamos a ação de Deus acontece. É Deus quem faz e como é bom se sentir usado por Ele, mas não somos nada. Precisamos ir além e confiar, precisamos de um mundo de homens e mulheres que profetizam bençãos, mas que sejam os primeiros a viverem. Eu não sei onde você precisa de vida, de carne, mas tenho certeza que Deus soprará em sua vida, dando a você o sopro do Espírito.

Você não nasceu para ser osso ressequido, você nasceu para ser benção. Pare de ficar chorando, reclamando, seja um cristão autêntico e persevere. Seja um combatente e não desista, lute sempre!

Diga, “Senhor Jesus, pelo poder do Seu nome, o que eu vos peço é esta grande ação do Espírito Santo que renova a minha vida, que faz nova todas as coisas. Eu vos peço o Vosso Santo Espírito que age, que agiu e agirá!”

Você sabe onde precisa do sopro do Espírito em sua vida, você sabe as suas tribulações e dificuldades, você sabe o que precisa de uma vida nova então fale para o Senhor. Abra a sua boca, sem medo, e reze entregando seu coração ao Senhor! Para Deus tudo é possível e Ele tudo pode realizar.

Transcrição e adaptação: Míriam Bernardes

contribuicaocn1

↑ topo