O homem e a mulher em sintonia

O casal precisa viver um relacionamento baseado na sintonia 

O homem e a mulher em sintonia

Padre Chrystian Shankar. Foto; Wesley Almeida/cancaonova.com

O homem e a mulher não são diferentes, mas se completam quando são parceiros e companheiros.

Vamos refletir sobre a sintonia entre o casal. De onde vem a palavra sintonia? Não há sintonia maior do que a matemática, porque ela é perfeita,  ela é exata. Vou utilizar das operações matemáticas para exemplificar o relacionamento no casamento.

Vamos refletir a Palavra de Deus em Marcos 10,6-9. Nesse texto bíblico, estão as quatro operações básicas da matemática: adição, subtração, divisão e multiplicação.

Primeiro: o homem deixará sua casa e se unirá a sua mulher. Isso é subtração. No casamento, isso não é negativo, mas sim positivo. O casal precisa deixar a vida de solteiro para viver uma harmonia matrimonial.

Quando fazemos uma opção de vida como o casamento, precisamos subtrair aquilo que está atrapalhando, ou seja, jogar fora. É no diálogo que o homem e a mulher descobrem o que é necessário ser subtraído do casamento.

Segundo é a adição: o homem e a mulher se unem para se tornar uma só carne. Precisamos de pessoas que somam ao nosso lado. Ao se casar, ambos têm de se olhar e pensar que acertou, porque o casamento precisa ter soma e parceria.

Terceira é a multiplicação: quando as pessoas se casam, tudo se multiplica, pois passam a pensar não somente em si, mas nos dois. O casamento precisa ser prioridade, porque seus gestos se refletem. A multiplicação é quando nasce o filho, porque ele é o fruto dessa união.

Por último, a divisão: quando o casal se casa, desaparece o “eu” e surge o “nosso”. A matemática matrimonial é clara, tudo o que é dividido no casamento torna-se inteiro, porque o homem e a mulher são um só.

Qual é o pódio do casamento? Quais são as maiores conquistas? A simpatia, o carisma e a empatia do casal.

Transcrição e adaptação: Alessandra Borges


Padre Chrystian Shankar


Pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida em Divinópolis – MG

Facebook
Twitter
Blog

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo