Adão, onde estás?

Deus nos pergunta: Quem você é? Onde você está?

Adão, onde estás

Padre Anderson Marçal. Foto: Arquivo CN/cancaonova.com

Precisamos ter uma coisa em mente: este acampamento “Quem como Deus” é a missão do anjo Miguel. Quando chamamos os anjos, estamos invocando a missão deles, por isso não podemos apenas clamar São Miguel , mas sim invocar sua missão.

Nós não somos submissos aos anjos, por isso, quando lhes pedimos algo ou estamos fazendo a Quaresma de São Miguel, pedindo que Ele venha a nosso serviço. A missão dos anjos é proteger os filhos de Deus.

O Senhor criou tudo por amor a nós! Veja como o Ele nos ama! Deus nos ama quantas vezes respiramos durante o dia.

Criação de Deus

Vamos para o capítulo de Gênesis 3,7 ss. A única criação criada à imagem e semelhança de Deus foi a que virou as costas para Ele, ou seja, cada um de nós.

A primeira e única pergunta que Deus nos faz é: “onde estás?”. Toda criação foi criada em uma ordem, porque o espírito pairava pelo caos. A única coisa que poderia colocar desordem na criação de Deus éramos nós, e assim fizemos. O homem via, ouvia e tocava em Deus, mas quando Adão pecou, o Senhor não o questionou, apenas lhe perguntou: “Onde vocês está? Por que não o vejo mais?”.

O pecado destrói o homem. Quando este peca, ele se torna uma imagem desfigurada de Deus. Cada vez que caímos, no entanto, o Senhor não nos acusa de nada, apenas nos pergunta: “onde estamos, que não somos mais Sua semelhança?”.

O pecado nos cega, por isso não conseguimos mais ver Deus; apenas vemos Seus passos. Se tivermos uma vida compactuada com o pecado, vamos apenas ouvir Deus, mas não O veremos mais.

Quando apenas escutamos Deus, acabamos nos confundindo, por isso precisamos vê-Lo, para não nos distanciarmos d’Ele.

A nossa ignorância e o desejo de nos satisfazermos com as coisas nos levam para Lúcifer, por isso ele nos tenta e nos faz esquecer que somos filhos de Deus. O homem criou tantas coisas, mas perdeu a consciência de quem é e como foi criado.

Leia mais:
.: E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom
.: Confira os artigos do padre Anderson Marçal 
.: Você sabe qual é a missão dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael?

Deus nos pergunta: Quem você é? Onde você está? A primeira consequência de quem não vê Deus é o medo e a vontade de se esconder, por isso precisamos reconhecer que pecamos e nos expor para surgir uma nova pessoa.

Consultemos nossa consciência e reflitamos: somos aquilo que o Senhor pensa de nós? Se não conseguimos saber o que Deus pensa de nós, paremos e analisemos, pois temos de saber qual caminho estamos trilhando.

Deus revela ao homem quem Ele é, por isso não podemos continuar cegos. Nós somos um pequeno fragmento em busca daquilo que somos, por isso devemos saber onde nós estamos.

Façamos a experiência de fechar nossos olhos e tentar ver onde estamos, porque ouvimos bem, mas precisamos enxergar Deus também.

Antes de o verbo se fazer carne, o homem era incapaz de ver Deus. Se pecarmos, agiremos como Adão e teremos medo do Senhor. Mas não podemos ter esse medo de Deus, abramos a porta do nosso coração e deixemos o Senhor entrar, para descobrir quem somos.

Agradeçamos ao Senhor por sermos Sua imagem e semelhança!

Veja pregação completa:

Banner do canal PlayCancaonova no Youtube

Transcrição e adaptação: Alessandra Borges

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo