A força da oração e do jejum

Rogerinha Moreira

Alcance os favores de Deus pela força da oração e do jejum

Nós temos de crescer nessa dinâmica da vida de oração. Para isso, vou lhes ensinar um segredo: a vida dos santos, aqueles que obtiveram grandes favores de Deus. Qual é o segredo deles? A oração. Se você não fizer sua parte, vai ficar na depressão, no desgaste, no cansaço. Você precisa rezar. Esse é o primeiro segredo.

Quanto tempo você dá para Deus? Cinco minutos? É preciso dar um pouquinho mais. A oração é importantíssima!

Lá no livro de Tobias 12,8, Rafael diz a Tobit que a oração é boa e faz bem, mas junto com o jejum e a esmola. Foi São Rafael, o anjo da cura, quem ensinou isso.

Você reza? Você jejua e dá esmola? Ninguém pode imaginar a força dessas práticas no combate da nossa vida de oração. Se você quer tocar em grandes milagres na sua vida, ore, jejue e dê esmolas.

Hoje, quero lhe falar sobre o jejum. Você não imagina a força que ele tem em nossas vidas!

Daniel era um grande amigo de Deus, preocupava-se com o seu povo e era um homem de muita oração. Ele recebeu uma grande visão do Senhor, uma mensagem do céu. Naquele momento, ele não estava só, mas só ele viu, só ele contemplou a visão que o Senhor lhe proporcionou. E porque ele era um homem de oração e vivia o jejum, ouviu e viu a Deus. Daniel, de tal forma, foi tomado por aquela visão e se assustou.

Daniel foi um privilegiado, porque estava meditando e se humilhando, como disse São Miguel. Ele obteve favores de Deus como nenhum outro homem da sua época conseguiu. Ele obteve grandes graças e o auxílio de Miguel, porque era um homem de Deus, era um homem que jejuava e combatia, que se unia a Deus em oração. Os outros nem conseguiram visualizar, porque não conseguiram atingir aquele nível de oração e entrega. É possível para nós? É possível para você? Sim, é possível, só é preciso rezar, jejuar e penitenciar-se.

Cinco motivos para fazer jejum

1 – O jejum prepara a alma para oração.

Em Dt 9,9, falamos de Moisés, um grande homem que sofria pelo seu povo e obteve grandes vantagens de Deus. Antes de receber as tábuas das leis – os 10 mandamentos –, ele jejuou por 40 dias e 40 noites. Ele preparou sua alma para a ouvir Deus.

Nosso corpo não aguenta quando comemos muito, ficamos sonolentos e não rezamos direito. Uma pessoa que não é moderada na alimentação tem dificuldades para rezar. Por isso, o jejum nos prepara para grandes graças e para os milagres de Deus. Se você quiser ter asas para contemplar o Senhor e fazer grandes experiências com Deus, precisa dominar seu corpo. Você também pode conseguir esses favores se for um homem ou uma mulher de jejum.

“O jejum é um suporte para a alma, ele nos dá asas para subirmos aos céus e visualizarmos as mais altas contemplações.” (São João Crisóstomo)

2. O jejum sacrifica a carne.

Estive no deserto onde Jesus andou. Um lugar muito quente. Imagine Jesus, 40 dias naquele deserto, no calor. Ele estava se preparando para o grande combate.

Pode ser que você até seja uma pessoa de oração, mas sua carne é fraca. Por isso, precisa submeter-se ao senhorio de Jesus e sacrificar a sua carne. Esse sacrifício não é colocar coisas no corpo para se machucar, mas sim sacrificar o estômago, a boca.

Quer vencer os pecados da carne, suas concupiscências? Jejue. Nós caímos muito pela boca. Se dominarmos nosso corpo, vamos experimentar as graças de Deus. Nós levamos uma vida muito solta hoje, comemos de tudo! Até coisas que não fazem bem para nossa saúde.

“ A gula é a hipocrisia e o fingimento do ventre, que, depois de farto, nos faz crer que tem necessidade de mais. Depois de quase se arrebentar, ainda dizemos que estamos padecendo de fome” (São João Clímaco). Sacrifique sua carne, e eu tenho certeza que vai receber grandes favores de Deus.

“O demônio está sobre o nosso estômago, e faz com que nos nunca nos sintamos fartos” (São João Clímaco). Domine a si mesmo e diga: “Eu quero dominar o meu corpo. Ele é templo do Espírito Santo. Eu quero ter uma visão do céu”. Nós precisamos ser homens e mulheres equilibrados.

3. O jejum nos leva a honrar a Deus, é uma oração de louvor a Ele.

Recordo-me de Ana, a profetiza do templo. Ela honrava a Deus com jejuns e orações, e servia ao Senhor no Templo. Qual foi o beneficio de Ana, de estar ali no templo vivendo isso? O que ela ganhou? Ela viu Jesus.

Quantas mulheres daquela época estavam por ali, no templo, mas somente Ana viu o Menino Jesus, a sua apresentação no Templo. Ela viu, porque era uma mulher de oração (Lc2,37). Assim como Ana, você vai receber presentes de Deus que nem imagina, se jejuar e orar. Sabe por que você não conseguiu aquele favor de Deus ainda? Porque não se sacrificou, não jejuou.

Não espere estar apenas em um encontro de oração, porque precisamos de santos, de muitos santos. Nosso país está precisando de santos, de pessoas que jejuam e rezam. Quem quer mudar uma situação pela força da oração, precisa fazer a sua parte, como Ana.

Leia mais:
:: O Senhor luta por Ti
:: Sê forte e corajoso
:: Eu lhe entregarei Jericó

4. O jejum é uma grande penitência de conversão, que nos leva à conversão.

Jonas é enviado a uma grande nação: aos ninivitas. Por que Deus não fez nada a eles e voltou atrás? Porque eles, os ninivitas, converteram-se e penitenciaram-se.

Quer afastar os males que vêm sobre a sua cidade, sobre a sua família? Faça o jejum e penitências. Uma cidade inteira se converteu, porque  jejuou e penitenciou-se.

5. Você pode obter favores de Deus com jejuns.

Neemias era um homem de Deus. Quando descobriu que sua cidade estava destruída e que havia um resto do seu povo lá, sentou-se a pôs-se a chorar, ficou de luto, jejuou, rezou diante do Deus do céu. Ele falou com o Rei e pediu para que Ele reconstruísse sua cidade.

O que Neemias conseguiu? Tudo o que precisava, porque rezou, jejuou, penitenciou-se para obter todos os favores de Deus. Ele alcançou a visão divina, tocou na graça de Deus.

Precisamos fazer a nossa parte para obtermos as graças divinas. Um jejum nos prepara para grandes favores. O que faz o demônio sair em debandada é a nossa penitência, o jejum, pois a força da pessoa é tão grande, que ele não consegue tocar nela.

Para conseguir orar e jejuar, eu lhes indico o livro do padre Jonas Abib: “Praticas de jejum”. Qual favor você está pedindo para Deus há muito tempo? Agora, você já sabe o caminho: precisa penitenciar-se e rezar.

Transcrição e adaptação: Cristiane Zandim

↑ topo