A oração é a nossa elevação a Deus

Padre Paulo Ricardo

Padre Paulo Ricardo | Foto: Bruno Marques/cancaonova.com

O tema desta pregação é: “Elevação”. O que é elevação aqui? A oração é definida como a elevação da alma a Deus.

Gostaria de ensiná-lo a rezar, ensinar em que consiste realmente a oração e como devemos rezar bem. Para entendermos como acontece essa realidade da oração, temos de entender como os seres humanos funcionam.

Uma coisa é um anjo louvando a Deus no Céu, outra são as pessoas que já morreram louvarem a Deus no paraíso e, ainda, outra coisa somos nós aqui, neste mundo, tendo de enfrentar aquilo que é a maior dificuldade e, ao mesmo tempo, a maior possibilidade que nossa alma tem de se encontrar com Deus: o nosso corpo.

Certamente, já aconteceu de você estar ouvindo uma palestra num grupo de oração, na Igreja ou até mesmo no Youtube e, de repente, você notar que Deus está falando com você. Você não estava ouvindo vozes ou tendo visualização de nada. Pode ter emoção, pode não ter emoção, tudo depende de como está o seu corpo.

O exercício da oração

O exercício da fé é aquilo que chamamos de oração. Algumas pessoas podem até dizer: “Mas eu não falei nada”. O mais importante da oração é Deus falar.

Às vezes, um fleumático vai ao grupo de oração, todo mundo está chorando e ele não sente nada, ele acha que não tem fé. Algumas pessoas têm reações de impacto muito raramente e outras pessoas sentem mais.

A cultura brasileira tende a se avaliar, por meio das emoções, mas não é assim que funciona. Algumas pessoas são mais sensíveis e outras não são.

A verdade é um convite para amar

Quando rezamos a nossa alma se eleva. Quando ouvimos uma pregação aquela verdade brilha em nós. Quando vemos uma verdade enxergamos um convite para amar, esse é um ato de fé exercida. Não temos de procurar emoções, e sim verdades. O segredo da oração está no fato de que a nossa inteligência tem de ser iluminada.

A oração é um ato de amor, mas ninguém ama o que não conhece. Jesus disse: “Eu sou a sensação e a emoção”. É isso? Não! Ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Nunca encontraremos Jesus na mentira.

Precisamos estudar, ter ideias concretas, ler o Catecismo da Igreja Católica, saber sobre os santos.

A Santa Igreja Católica transmite a verdade de Jesus Cristo, a verdade que nos livra das correntes do maligno para chegarmos até a vida eterna.

Se você quer aprender a rezar, precisa ir atrás de verdades. Temos de ter a virtude de buscar a verdade. Para amarmos o Deus verdadeiro, precisamos conhecê-Lo. É importante compreendermos que existe a verdade e que precisamos conhecê-la.

Temos de buscar a verdade para amá-la. Deus está nos procurando para que nos apaixonemos por Ele. Podemos e devemos buscar a verdade.

Leia mais:
.:Jesus veio para amar você
.:Amar a Cristo, mas sem a Igreja?
.:O segredo para uma boa confissão

Diálogo com Deus

A oração é um diálogo. As pessoas não entendem o que é escutar a Deus na oração. A imaginação fabrica coisas que não são verdadeiras. A imaginação nos ajuda a rezar, desde que estejamos numa atitude de busca.

A oração não é o rebaixamento de Deus a nós, e sim a nossa elevação a Deus. Algumas pessoas querem obrigar Deus a igualar-Se a nós.

Deus já é amoroso e infinitamente bom e digno de ser amado. As graças que Deus quer nos dar, Ele também determinou o jeito que vai nos dar. É necessário pedir e suplicar.

Jovens participando da pregação do padre Paulo Ricardo. Foto: Bruno Marques/cancaonova.com

A atitude do orante é, antes de tudo, a atitude de quem vai mudar. É necessário pensar: “Eu vou rezar e nunca mais serei o mesmo”.

Quando conhecemos a verdade e amamos a verdade somos levados para ela. Somos semelhantes àquilo que amamos; se amamos as coisas eternas, ganharemos a vida eterna. Precisamos nos elevar a Deus.

Semelhantes a Maria

Nenhuma criatura amou mais a Deus do que a Virgem Maria. Nem mesmo o amor de todos os santos e anjos juntos que existiram, existem e existirão amam a Deus tanto quanto a Virgem Maria.

O coração Imaculado de Maria é o sinal da bondade divina. Se amamos a Virgem Maria, ficaremos semelhantes a Ela.

O caminho de Deus para nós é: precisamos rezar, pois, sem rezar não dá. É a oração que alimenta, transforma e eleva a nossa alma.

Transcrição e adaptação: Karina Silva.

 

 

 

↑ topo