Não tenha medo de descobrir a sua vocação

Pitter

Olhar para a vocação de Nossa Senhora, ajuda-nos a descobrir a nossa vocação

Pitter Di Laura. Foto: Paula Dizaró/cancaonova.com

Para falar sobre vocação, gostaria de falar da primeira vocação de acordo com as Sagradas Escrituras. A Palavra meditada está em Gênesis 3, 15.

Adão e Eva estavam no paraíso, e Deus pensou num lugar maravilhoso onde Ele pudesse viver feliz com eles. Lá Ele partilharia do Seu amor por nós, e era assim. Até que, uma serpente acabou ludibriando a mulher, propondo que ela comesse do fruto proibido. Sabemos que as mulheres não gostam de fazer nada sozinhas, então, Eva deu um pedaço do fruto ao seu marido e, assim, surgiu o pecado.

Adão e Eva eram tão puros, andavam nus, pois não haviam neles a mancha do pecado. Após comerem o fruto, Deus chegou; e eles ficaram com vergonha e se esconderam.

A presença de Maria

A Palavra em Gênesis está falando sobre a vocação de Maria. Você pode pensar: “Como? Se o nome de Nossa Senhora nem é citado”. Como conseguir identificar a presença d’Ela?

O primeiro milagre de Jesus aconteceu nas Bodas de Caná. O vinho havia acabado, e Maria avisou: “Está faltando o vinho”. Respondeu-Lhe Jesus: “Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou” (cf. João 2,1-4).

Jesus chama Maria de “mulher”. Deus estava dialogando com três pessoas no Livro de Gênesis: Adão, Eva e a serpente. Fica claro que, a “mulher” mencionada por Ele é Nossa Senhora. Ela já estava no projeto de Salvação desde o início.

O pronome demonstrativo “essa” é usado para referir ao o que está longe da pessoa que fala e perto da pessoa a quem se fala; já pronome demonstrativo “esta” é usado quando o que está sendo demonstrado está perto da pessoa que fala. Desse modo, quando Deus diz: “Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”, Ele está falando de alguém que está muito próximo.

O ‘sim’ de Maria

Maria venceu o demônio quando deu o Seu ‘sim’, quando Ela aceitou a Sua vocação. Quando o homem pecou, Deus já havia pensado em Nossa Senhora. Antes e durante o nosso pecado, Deus já pensava em nossa salvação.

Olhar para a vocação de Nossa Senhora, ajuda-nos a descobrirmos a nossa vocação. Se fomos chamados para a nossa vocação, não precisamos escolhê-la, pois vamos descobrir onde Deus nos quer. A vocação está dentro do nosso coração, tanto que quando não partimos em direção à nossa vocação, não nos sentimos realizados.

Se temos uma vocação dentro de nós, podemos fugir, mas não conseguiremos escapar. Não deixemos para amanhã a descoberta da nossa vocação, pois se negarmos aquilo que somos, morreremos por dentro. E, essa, é a pior morte que existe.

Vocação e profissão

Precisamos distinguir bem vocação de profissão. Nossa Senhora tinha uma profissão. Os pais de Maria, Sant’Ana e São Joaquim, consagraram-Na no Templo. Naquela época, os pais dedicavam seus filhos para trabalharem para Deus, eles colocaram Nossa Senhora à disposição de Deus.

Nossa Senhora era costureira no Templo. Na Palavra, segundo Mateus 9,17, Jesus diz: “Não se coloca remendo velho em roupas novas”. De onde vinha esse ensinamento de Jesus, senão de uma costureira? Outro sinal da profissão de Nossa Senhora está em João 19,23: “A túnica, porém, toda tecida de alto a baixo, não tinha costura”.

Imagine um médico, chega a hora dele ir embora do hospital e aparece uma criança muito doente, entre a vida e a morte. O horário de trabalho dele já tinha acabado, ele não estava mais ganhando por aquilo, mas ele atende a criança pois é a vocação dele.

Não tenha medo da sua vocação

Não tenha medo da sua vocação e nem do chamado de Deus. Se você é chamado a transformar a sua profissão em vocação, entregue-se totalmente.

Alguns pais se alegram quando os filhos passam no vestibular e vão embora para estudar, mas, muitas vezes, quando o filho escolhe ser missionário, os pais têm vergonha. Quando damos para Deus, não perdemos, e sim ganhamos. Pais, não tenham medo de entregar seu filho para Deus, pois vocês estão ganhando!

Não negue a sua vocação, pois você não tem noção de onde Deus quer te levar quando você dizer o seu ‘sim’.

Confira também:
.:Ser feliz: mais do que um direito, uma vocação
.:Qual é a realidade da juventude e da vocação na sociedade?
.:Como os pais podem ajudar os filhos a descobrirem sua vocação?

Transcrição e adaptação: Karina Silva.

↑ topo