Precisamos conhecer o Espírito Santo

Marcela Martins

Somos chamados a ter um relacionamento com o Espírito Santo para viver a vida nova em Cristo

Vida no Espírito

Marcela Martins.

Foto: Paula Dizaró/cancaonova.com

Nós todos somos diferentes, mas trazemos dentro de nós algo comum: o desejo de felicidade. O problema é que, às vezes, não temos a consciência que essa sede de felicidade é o desejo de Deus colocado no nosso coração desde a nossa criação. E tudo que fazemos na nossa vida é na busca desta felicidade, mesmo sem a compreensão do que é ser feliz.

A felicidade é um estado de alma, e apesar de várias tribulações acontecerem em nossa vida, mesmo assim estaremos felizes se tivermos saciado nossa sede em Deus, na Sua plenitude. Mas quando não temos essa compreensão da felicidade, vamos buscando essa saciação nos prazeres, e assim vamos nos ferindo.

Por isso, quando tomamos essa compreensão, precisamos buscar viver a Revolução Jesus, que nada mais é do que a vida nova em Cristo. Esse é o convite de Deus para nós, de vivermos uma vida nova em Cristo; e só podemos fazer isso se estivermos cheios do Espírito Santo.

No Evangelho de João 3,1-6, Jesus diz a Nicodemos que todos os que querem entrar no Reino de Deus devem nascer da água e do Espírito. Jesus nos dizer que algumas coisas só poderemos compreender se estivermos no Espírito de Deus.

Nascer do Espírito é abandonarmos tudo o que é velho em nós – o ódio, a mentira – para sermos convidados a viver a paz e a mansidão. O Senhor nos convida a amar e perdoar, essa é a mentalidade do Espírito Santo.

Confira também:
.:Voltei ao primeiro amor
.:How Loves me?
.:Jovem, tenha a coragem de seguir!

Precisamos conhecer o Espírito Santo, precisamos nos relacionar com Ele. O Catecismo da Igreja Católica diz que ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor se não for pelo Espírito. Apenas o Espírito é capaz de nos fazer viver a nossa fé.

O Espírito Santo não é um sentimento, também não é um dom, Ele nos faz sentir, nos dá dons, mas isso são partes do Espírito e não o seu total, pois Ele é uma pessoa.

Ele é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, então Ele é Deus; e quando O invocamos, Ele fala em nós. Nós, chamados a nos relacionar com o Espírito, também somos chamados a falar com Ele também escutá-Lo.

Jesus, quando foi ensinar Seus discípulos a viver sem Sua presença física, Ele nos ensinou que o Espírito é o nosso defensor, que intercede por nós e nos dá a vida. O Espírito é a vida de Deus, que é colocada em nós, uma nova oportunidade que o Senhor nos dá para vivermos uma vida n’Ele. Por isso, precisamos buscar essa relação com Espírito Santo, querer Sua presença.

No batismo, recebemos o Espírito Santo que nos torna filhos de Deus, mas para a graça santificante agir em nós, não podemos pecar, pois o pecado bloqueia a ação Espírito em nós. Assim, a confissão é um remédio diário para que não percamos o relacionamento com o Espírito Santo.

O Espírito habita em nós, e somos chamados a nos relacionar intimamente com Ele. Para isso, temos de tomar uma decisão firme por Deus!

Transcrição e adaptação: João Paulo dos Santos

 

↑ topo