158 metros de tapete preparados para procissão Corpus Christi na CN

Na noite desta quarta-feira, dia 29, os missionários da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP) reuniram-se, no Centro de Evangelização Dom Hipólito de Moraes, para a tradicional confecção do tapete de Corpus Christi .

Foram verdadeiras obras de arte confeccionadas de serragem, borra de café, farinha, cascas de ovos, areia, folhas, flores entre outros materiais, formando um corredor de 158 metros de tapete no Centro de Evangelização.

Não tem idade para fazer parte desta tradição, Gabriel Domício, de 11 anos, filho de um casal da comunidade também ajudou na elaboração do tapete. Em entrevista o pré-adolescente nos falou a alegria e a importância do momento. “Fazer esse tapete é muito divertido e também há uma importância muito grande pois amanhã o nosso querido Jesus passará por cima dele, e nós que construímos com muito carinho.”

Missionários da CN preparando os tapetes para procissão Corpus Christi na CN
Foto: Natalino Ueda/Cancaonova.com

A missionária Ana Paula Silva também pois a mão na massa. “Hoje confecciono este tapete, em vista de amanhã onde Jesus estará passando e toda a Igreja Católica se colocará em adoração.” afirma Ana.

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Ana Paula Siva na confecção de tapetes
Foto: Natalino Ueda/Cancaonova.com


Na Canção Nova, há 5 anos o tapete é idealizado pelo artista sacro Danilo Pagotto, de Santa Bárbara d’Oeste (SP). Composto por 25 quadros que retratam principalmente os símbolos da Eucaristia. Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude também estarão representados nos desenhos, pois este é o evento mais importante da Igreja neste ano no Brasil.

A confecção de tapetes

Não tem caráter de penitência ou pagamento de promessas. É uma manifestação popular de adoração a Cristo", explica professor Felipe Aquino.

A passagem pelo tapete tem um significado especial. O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote por essas ruas enfeitadas, e os fiéis só podem pisar nesses desenhos após a passagem do padre. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas da cidade.

Leia também:
:: Origem da Solenidade de Corpus Christi
:: Entenda do Significado do tapete de Corpus Christi
:: Eucaristizar a própria vida

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo