Apresentação de projetos encerra o 1º Canção Nova Ambiental

O 1º Simpósio Canção Nova Ambiental retornou, na parte da tarde, com uma palestra do biólogo do CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) do IBAMA de Lorena (SP), Daniel Porto, o qual trouxe ao palco o trabalho realizado nesta região do Vale do Paraíba.
 

 

 
Atualmente, o maior problema que degrada a fauna brasileira é o tráfico de animais, pois o homem os retira de seu habitat e os comercializa de forma ilegal. Dados do IBAMA indicam que apenas um em cada dez animais que são retirados da natureza chega ao destino final.

“O tráfico de animais silvestres é o terceiro maior crime do mundo, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e vendas ilegais de armas. Este número só cresce porque existem pessoas que alimentam este crime e, em alguns lugares, muitas pessoas têm, neste crime, sua principal fonte de renda familiar”, explica o biólogo.

Logo após, o secretário executivo do projeto 'Corredor Ecológico' do Vale do Paraíba, Paulo Valladares, trouxe um tema muito discutido: "O avanço tecnológico e a preservação ecológica".

Segundo o secretário, "a tendência é que o futuro seja totalmente urbano e tecnológico, porém, não podemos confundir essa realidade com o fim do nosso ecossistema, pois o objetivo é que eles coexistam de forma harmoniosa e se completem”.

A Associação 'Corredor Ecológico' do Vale do Paraíba (ACEVP) tem como objetivo restaurar 150 mil hectares de floresta na porção paulista do rio Paraíba do Sul. A meta é reconectar áreas florestais nos próximos 10 anos em conjunto com programas direcionados ao fortalecimento social, econômico, cultural e educacional dos habitantes do Vale.

Ao fim do simpósio, autoridades de Cachoeira Paulista (SP) e cidades vizinhas apresentaram alguns projetos que visam a prevenção de agressões ao meio ambiente e a conscientização da população no que diz respeito à sustentabilidade. Foi pedido também que as pessoas tenham papel ativo e não se omitam, pois a população pode exercer o papel de vigilante, fundamental para que qualquer ação tenha êxito.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo