Bispo de Chapecó diz que "não há cristão avulso"

\”Não há cristão avulso\”, afirmou Dom Manoel Francisco, bispo de Chapecó/SC, no início de sua palestra sobre \”Eucaristia e renovação da Comunidade\”. O orador falou, na tarde desta sexta-feira, dia 19, no Simpósio Teológico que acontece em Florianópolis. Mais de 3.000 delegados de todas as dioceses do Brasil participam deste evento que faz parte da programação do 15º Congresso Eucarístico.

O bispo afirmou que \”todos são vocacionados a viver em comunidade\” e que a crise comunitária presente na sociedade, como no fato da onda de violência em São Paulo, é fruto de uma sociedade que não sabe ser una e múltipla. As saídas para este problema, segundo Dom Manoel, é a visão cristã da estrutura comunitária com referência a Deus que é Uno e Trino.


A afirmação de Santo Agostinho de que \”o amor de Deus é tão grande que impede a desigualdade\” foi o fundamento da colocação do bispo. Ele acredita que a comunidade cristã era \”um só coração e só alma\” porque as pessoas se deixavam interpenetrar pelas outras, a exemplo da Trindade. O relacionamento com Deus não deve se centralizar em nenhuma das Pessoas especificamente – Pai, Filho e Espírito Santo –, mas deve ser genuinamente cristão, trinitário.

Ser comunidade, para o orador, não deve acontecer apenas como um dever moral, mas uma conseqüência do que a Eucaristia causa em cada cristão. \”O café, ao receber açúcar, não precisa dizer que vai ser doce, mas simplesmente passa a ser\”, exemplificou.


No decorrer de sua fala trouxe a citação de documentos de Puebla, do Concílio Vaticano II e declarações de diversos teólogos, afirmando que na comunidade cristã não pode haver divisões, pois \”a Eucaristia nos conduz a um mergulho na Trindade\” e deve \”criar reconciliação\”.

Ao final da palestra, Dom Manoel respondeu perguntas de alguns dos presentes no Centro de Convenções e aprofundou os assuntos abordados. O simpósio acontece até este sábado, dia 20.


.: Abertura do Simpósio: A Eucaristia transforma a vida da pessoa, afirma Cardeal do Rio

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo