Bispo valoriza presença dos jovens na música litúrgica

Para as atividades dos bispos, neste dia da 44ª Assembléia Geral da CNBB, além do tema central, estão programadas:

– Eleição de delegados para a \’V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano\’;

– Apresentação da 3ª edição da Bíblia da CNBB;

– Apresentações sobre: Rede Solidária, Mutirão de Superação da Miséria e da Fome, Sínodo, Congresso Eucarístico Nacional. Em seguida, os bispos se reúnem para tratar de assuntos regionais; e

– Apresentação de temas relacionados à liturgia.

Sobre as apresentações relacionadas à liturgia, afirma Dom Roberto Gomes Guimarães, bispo de Campos do Goytacazes/RJ: \”Está incluído em nossa assembléia este tema tão importante, que é a liturgia. Um coisa é certa: a Igreja dá continuidade à reforma litúrgica, estabelecida pelo Concílio Vaticano II, há 40 anos, de forma que qualquer modificação é apenas uma adaptação da liturgia à nossa realidade concreta. A Igreja manter-se-á nas linhas mestras da reforma litúrgica.

Já que o tema central é a evangelização da juventude, temos de reconhecer que a liturgia é um grande recurso de evangelização para os jovens. É gratificante ver em nossas comunidades paroquiais a presença viva dos jovens nos ministérios de música, por exemplo, não deixando de lado a sacralização, pelo contrário, a liturgia é algo muito nobre e de uma sacralização extraordinária\”.


Cobertura da 44ª Assembléia da CNBB no menu ao lado


Além disso, Dom Roberto afirma que \”os meios de comunicação hão de ser um grande veículo evangelizador, de maneira que, de forma particular, os meios católicos se tornem bastante acessíveis à juventude, e neste sentido nós vemos o trabalho da Canção Nova, que tem programas apresentados de forma jovem, e podemos constatar que os frutos são notórios. Peço a Deus que esses meios se aperfeiçoem para a glória de Deus e difusão do reino de Jesus Cristo entre os jovens\”.

O terceiro dia da 44ª Assembléia Geral da CNBB, iniciou-se com a Santa Missa, presidida pelo bispo de Janaúba/MG, Dom José Mauro Pereira Bastos. [leia e ouça homilia na íntegra].

function open_gl(param){window.open(\’http://200.168.231.201/portal/canais/galerias/index.php?id=\’+param,\’\’,\’width=537, height=478, toolbar=no, status=no, menubar=no, scrollbars=no, resizable=no\’);}
[+ fotos da celebração da Santa Missa ]

A noite será marcada pela entrega dos prêmios de comunicação da CNBB, quando Lurdinha Nunes, missionária e repórter do programa \”Repórter Canção Nova\”, receberá o prêmio \”Clara de Assis\”. Ainda nesta noite haverá o lançamento da 3ª edição da Bíblia da CNBB.

Veja também:
.: FOTOS: CNBB comemora os 50 anos da Cáritas Brasileira
.: Programa da TV Canção Nova receberá prêmio \”Clara de Assis\” da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo