Carta do Papa Bento XVI ao Cardeal do Rio de Janeiro, por ocasião do 15º CEN

Carta do Santo Padre Bento XVI ao seu enviado especial ao XV Congresso Eucarístico Nacional do Brasil (Florianópolis, 18-21 de Maio de 2006)

Venerável nosso irmão
Eusébio Ansgario S R E , Cardeal Scheid,
Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro

Sabemos que, desde os inícios da Igreja, o santíssimo Corpo de Cristo e seu preciosíssimo Sangue foram honrados com a máxima adoração. A vida da Igreja, de fato, se nutre e se fortalece da Santíssima Eucaristia, tesouro de alimento espiritual. Com efeito, todos os fiéis, unidos por esse vínculo de caridade e alimentados com esse sagrado banquete, empenham-se em consolidar e em viver, de verdade, a comunhão do Povo de Deus.

Dentre as várias comunidades eclesiais, a nossa atenção se volta agora para a Igreja no Brasil, que procura refletir mais profundamente sobre essa verdade eucarística e vivê-la mais intensamente. Com efeito, os fiéis dessa Igreja estão se preparando para celebrar o XV Congresso Eucarístico Nacional na cidade de Florianópolis, nos dias 18 a 21 do próximo mês de maio. Esse evento, sem dúvida, fará com que os fiéis da nação brasileira cresçam na fé, se enriqueçam de dons sobrenaturais e se congreguem em um só coração e uma só alma.

Para que essa comemoração aconteça com mais brilho e mais eficácia, atendemos, de bom grado, e conscientes, ao desejo do nosso venerável irmão Murilo Sebastião Ramos Krieger, Arcebispo de Florianópolis, que nos dirigiu o pedido para que fosse designado um representante para, em nosso nome, estar à frente das celebrações.

Tu, venerável irmão nosso, te apresentas em condições para atender a esse desejo, pois, sendo filho da terra, foste, durante dez anos, Pastor daquela sede Arquiepiscopal de Florianópolis. Mediante este documento, e segundo nossa vontade, te constituímos ENVIADO EXTRAORDINÁRIO, para que transmitas a todos os presentes o nosso pensamento, a partir do qual se comprometam a viver mais intensamente a fé cristã e eucarística.

A todos os participantes apresentarás nossa saudação e nosso afeto, que a todos abraça e acolhe. Insistirás na incomparável importância do mistério eucarístico e exortarás a todos para que, aproximando-se dessa sagrada ceia, cresçam cada vez mais na caridade fraterna.
Finalmente, desejamos que concedas a todos, em nosso nome, a Bênção Apostólica, que se tornará um sinal de renovação dos corações e anúncio de graças sobrenaturais.

Vaticano, 4 de Abril de 2006, 1º ano de nosso pontificado.
Bento XVI


.: Cardeal do Rio de Janeiro é a voz do Papa Bento XVI no 15º CEN

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo