Católicos e evangélicos falam sobre a Eucaristia em Florianópolis

2 bispos e 1 padre católicos, 5 pastores e 1 reverendo de Igrejas evangélicas participaram de um painel ecumênico, nesta quinta-feira, em Florianópolis. O encontro está dentro da programação do 15º CEN e aconteceu no Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC) com o tema \”Eucaristia e unidade dos cristãos\”.

Segundo Padre Sérgio Maykot, porta-voz do Congresso, este encontro foi sugerido há cerca de 2 anos pelo Departamento de Ecumenismo do ITESC, coordenado pelo Padre Elias Wolff. A proposta somente foi aprovada a menos de 1 ano, por haver questionamentos na equipe organizadora do CEN sobre a viabilidade da participação dos líderes das outras Igrejas num evento de forte característica católica. Na ocasião, os evangélicos \”acolheram muito bem ao convite. A gente tem visão diferente, mas trabalhamos juntos\”, ressalta o sacerdote.


O pastor Meinhard Piske, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, que fez uma palestra no encontro, afirma que no Sul do Brasil, especialmente em Santa Catarina, existe \”uma longa história de convívio entre luteranos e católicos. Nós herdamos todos os conflitos de nossos antepassados, mas aqui é visto com naturalidade que pastores luteranos estejam num evento católico, como é evidente que quando nós temos um congresso sempre tem alguém da Igreja Católica\”.

Padre Sérgio e o Pastor Meinhard concordam que é mais fácil dialogar entre as \”igrejas históricas\” do que com as \”igrejas novas\”, que se multiplicam no chamado movimento pentecostalista.

O evento tem como objetivo \”favorecer uma aproximação na fé eucarística\”, afirma Padre Elias, coordenador do painel.


Participam deste painel ecumênico também membros de outras denominações cristãs, como o Pastor Volmir Knewitz (Luterana no Brasil), Pastora Regina Niura (Presbiteriana Independente), Pastor Edson Saes (Evangélica de Confissão Luterana), Pastor Renato Benvenutti (Metodista), Reverendo Luiz Carlos da Silva (Episcopal Anglicana do Brasil), Padre Gabriele Cipriani (Católica Apostólica Romana). O moderador é o Bispo católico de Lages/SC, Dom Oneres Marchiori.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo