Circuito turístico-religioso do Vale é inaugurado

Foi lançado neste domingo, dia 4, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP) o Circuito Turístico Religioso do Vale do Paraíba. O projeto é uma parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (SEBRAE-SP) com a Visanet e os municípios de Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista, com o objetivo de estimular o turista a conhecer as cidades vizinhas e auxiliar o desenvolvimento delas com geração de emprego e renda.

Durante coletiva de imprensa, realizada na Sala das Confissões, subsolo da Basílica, o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-SP, Fábio Meirelles; a diretoria executiva da entidade; o bispo de Aparecida, Dom Damasceno; o fundador da Comunidade Canção Nova e presidente da Fundação João Paulo II, Padre Jonas Abib, prefeitos, secretários, autoridades representando a Visanet e as cidades envolvidas no roteiro disseram estar muito felizes com a concretização deste projeto de peregrinação.

Padre Jonas Abib disse que esta é a oportunidade de darmos ao povo o que ele mais precisa, ou seja, a experiência com Deus. Por isso, segundo o padre, é preciso caprichar também no modo de acolher estas pessoas e de organizar melhor as instituições para que aqueles que as visitam possam receber tudo aquilo que o Senhor quer lhes dar. "As pessoas não vêm à toa para esta região, elas vêm em busca de Deus, e nós queremos que elas tenham uma forte experiência com Ele e que voltem para suas cidades com suas vidas transformadas", enfatizou.

O anúncio do projeto foi feito pelo arcebispo de Aparecida, Dom Raimundo Damasceno, na missa celebrada às 8h da manhã na Basílica de Aparecida (SP). Ele disse a todos os presentes que a missão da Igreja é evangelizar e que essa região é um centro evangelizador, por isso é preciso alimentar os romeiros espiritual e culturalmente, permitindo que eles tenham acesso ao acervo histórico do Vale do Paraíba que é muito rico.

Segundo o presidente do SEBRAE, Fábio Meirelles, hoje é um dia histórico e que profundamente toca a nossa espiritualidade, pois é imprescindível manter a unidade nacional, que tem como ponto fundamental manter a fé. "Saio daqui com a fé reiterada porque este projeto vai permitir que outros se sintam acolhidos na casa da mãe de Deus, Nossa Senhora", diz o presidente.

Os resultados esperados são a captação de 5% do fluxo de turistas já existente na região, para a distribuição nos atrativos turísticos naturais e culturais, o aumento de 70% da taxa média de ocupação hoteleira, o crescimento de 40% na oferta de produtos turísticos, a comercialização de 30% mais diárias, 10% mais passeios e 30% mais refeições.

Aparecida se destaca pelo Santuário Nacional de Nossa Senhora, que reúne, todos os anos, oito milhões de pessoas. Visitas ao Morro do Cruzeiro e ao Porto Itaguaçu , também relacionados à padroeira do Brasil, coroam o roteiro no município. Em Guaratinguetá, a atenção está voltada a Frei Galvão, que nasceu e cresceu na cidade. Quatro atrativos a ele relacionados, além de outros quatro pontos de visitação de peregrinos, estão sendo trabalhados para receber os visitantes que já procuram a cidade, em função também do recente anúncio da canonização do beato. Em Cachoeira Paulista, a atração é a Canção Nova, Comunidade da Renovação Carismática Católica, que recebe milhares de fiéis para atividades de oração, missas, palestras e shows.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo