Como participar do Congresso

Você pode participar do evento, irmanando-se com outros que – a seu lado, enquanto diocese, pastoral, congregação, movimento ou comunidade – assumem o apostolado da misericórdia lá onde vivem. Ir a Roma é sempre bom, ainda mais num evento plural e variado. Contudo, o Congresso vai além do "turismo religioso" e da "curiosidade". Trata-se de congregar cristãos motivados pelo Evangelho: de um lado, alegres pela missão recebida; de outro, solidários com a humanidade ferida que nos pede acolhida, perdão, sustento e cura. Participe e ore, desde já, pelos bons frutos do evento.

Espaço para os brasileiros:

A Coordenação do evento reservou um espaço para os brasileiros. Além de participar das conferências proferidas no Auditório Paulo VI, teremos uma oficina na qual poderemos expor nossas pastorais, obras e comunidades. É importante que seu grupo prepare esta apresentação, ainda que breve. Algumas sugestões:

– CD sobre o carisma e o apostolado desenvolvido, para projetar em data-show;
– distribuição de folder ou cartaz, com informações de seu grupo;
– locução, acompanhada de canções, que traduzam a missão de seu grupo;
– testemunhos
Na ocasião, saberemos a localização da oficina e os recursos disponíveis. Eu mesmo estarei presente, acompanhando cada passo, ajudando nos contatos e traduções para italiano, francês e espanhol, se for necessário.

Inscrição e hospedagem:

Não poderemos nos inscrever em bloco, nem garantir hospedagem coletivamente. Cada comunidade ou pastoral deverá providenciar isso, dividindo-se em grupos menores, com seus representantes. Talvez ajude um contato com comunidades já presentes em Roma, como Shalom, Caminho Novo, Obra de Maria, Focolares e Canção Nova. Há também algumas Congregações religiosas com carismas de misericórdia, que têm casas em Roma. Quem tiver nomes e e-mails, poderá passar aos demais, alimentando uma rede de contatos. Para inscrição, informem-se no site: www.worldapostoliccongressonmercy.org – Ainda há tempo para inscrever-se e prever passagem aérea.

Rede de contatos:

Passe adiante esta Carta e o anexo para estudo e oração. Se possível, envie para mim o seu nome, comunidade a qual pertence e e-mail, para estreitar nossos laços. Alerte a outros – inclusive Pastorais ou Congregações religiosas – sobre a oportunidade do evento. Eu tentarei listar a presença brasileira, apesar da imensidão e variedade da Igreja no Brasil. Se você ajudar, poderemos ter uma participação mais coesa, nos colocando em contato nesses meses que antecedem o Congresso.


Texto para estudo e oração:
O texto "Compaixão, misericórdia e ternura: a poética do Evangelho", para estudo e oração. Leia pessoalmente ou em grupo. Medite o que mais lhe tocou. Ore os textos bíblicos indicados. Faça um diálogo entre o texto e o carisma de seu grupo, congregação ou comunidade. 


Padre Marcial Maçaneiro SCJ
Telefone: 0055 – (12) 3621-2564
E-mail: marcialscj@hotmail.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo