Compreenda o ritual de desnudamento do altar

Fiéis deixam a celebração da Quinta-feira Santa em silêncio


O Tríduo Pascal tem início com a 'Quinta-feira Santa', celebração que faz memória à última ceia de Jesus Cristo com os doze discípulos. Os cristãos são convidados a partilhar deste momento que antecede a Sexta-feira da Paixão, por isso, ao final da celebração, o altar é deixado pelo sacerdote e toda a assembleia sai em silêncio da Igreja.

Antes de deixar a celebração, o sacerdote realiza o ritual de desnudamento do altar, ou seja, todas as toalhas, flores, cruzes e qualquer ornamento são retirados, as imagens são cobertas e as luzes são apagadas.

Desnudamento do altar após a celebração da Quinta-feira Santa
Foto: Arquivo CN/Cancaonova.com

 


Este momento representa para Igreja que entramos no mistério da entrega de Jesus e Sua agonia no Horto das Oliveiras. Portanto, como os discípulos foram chamados para ficar junto d'Ele, naquela noite, nós também somos convidados a permanecer em vigília.

As hóstias já consagradas são levadas para um outro sacrário. Em muitas paróquias e comunidades, o Santíssimo Sacramento fica exposto para que os cristãos possam realizar o seu encontro pessoal com Deus.

Toda a ornamentação e as luzes da Igreja voltam a ser acesas na Vigília Pascal, quando celebramos a Ressurreição de Jesus Cristo.

 

 

Conheça mais do nosso conteúdo:


:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: Conheça nossos aplicativos para iOS
:: Conheça nossos aplicativos para Android

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

 

↑ topo