Comunicação digital e redes sociais são discutidos no InterCato

O seminário “InterCato: Evangelização & Internet” – que acontece na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), de hoje (23) até amanhã – começou com a Santa Missa, presidida pelo padre José Augusto, seguida de palestras sobre comunicação digital e redes sociais.

.: Saiba mais sobre o InterCato

"Cuidado para que você não corra o risco de falar só o que você pensa e não o que Deus pensa na internet"
Foto:Williny Isaias/ Fotos CN

Na celebração eucarística, o sacerdote enfatizou a importância da consciência dos cristãos que publicam conteúdo na internet. Segundo José Augusto, é preciso priorizar a evangelização direta e não se preocupar com os acessos, além de investir na pesquisa no que se refere a doutrina da Igreja. “Cuidado para que você não corra o risco de falar só o que você pensa e não o que Deus pensa”.

.: Leia a pregação na íntegra

Comunicação digital

Em sua palestra sobre comunicação digital, o publicitário e professor Matheus Nerosky falou sobre as relações do homem com a tecnologia. O palestrante começou a apresentação explicando a evolução da comunicação – desde as cartas até o Twitter – para mostrar como o indivíduo passou de receptor para produtor de conteúdo.

“A comunicação com certeza viveu uma revolução. Antes a pessoa lia o jornal e aceitava tudo que estava escrito lá. Agora ela argumenta a notícia no seu blog, no seu Twitter, no seu Facebook”, comenta Nerosky.

O publicitário também explicou que hoje o internauta é fotógrafo, ao tirar fotografias para postar no seu Flickr; escritor, quando publica no seu blog; cinegrafista, quando produz conteúdo para o Youtube; consultor, quando dá dicas de produtos nas suas redes sociais. “Quem produz a ferramenta não é o mais reconhecido e, sim, o consumidor que se tornou o protagonista. O internauta comunica com os amigos, expressa seu pensamento, aprende, discute compartilha, participa de redes sociais e publica conteúdo”.

Nerosky também enfatizou a importância de usar a linguagem certa para falar com o seu público. “Minha mãe não entende como funciona o micro-ondas. Se eu vou viajar e quero me comunicar com ela pelo Twitter não vou conseguir. Temos que usar o canal certo com o nosso público, senão haverá ruído na comunicação”, disse.

Melhores momentos do InterCato
Foto:Williny Isaias/ Fotos CN

Redes sociais

Estatístico e Estrategista de Mídias Sociais da Fundação João Paulo II – mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação -, Gustavo Henrique começou sua palestra sobre redes sociais explicando a diferença entre este termo e o termo mídias sociais.

Segundo ele, uma rede social é um grupo de pessoas que tem algum nível de relação ou interesse mútuo; enquanto as mídias sociais são ferramentas online que são usadas para divulgar conteúdo ao mesmo tempo em que permitem alguma relação com outras pessoas. “Resumindo, na rede social há relacionamento, como o Orkut, por exemplo. Usando a mídia social não há necessidade de fazer amigos, como o Twitter”.

Gustavo explicou o funcionamento e aplicabilidade dos blogs, Twitter, Facebook, Orkut, Gente de Fé, Youtube, Flickr, Podcast, Delicious, Myspace, Issuu, Formsrping e Foursquare.


Ainda dá tempo de participar do InterCato! Basta fazer sua inscrição para acompanhar as palestras. Todos os inscritos terão acesso aos vídeos e slides do evento.


Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo